São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Vida em movimento 16/09/2013

Controle interno: ferramenta contra o estresse

Por Aline Chrispan

Young Woman Meditating on the Floor

As práticas orientais ensinam muito sobre equilíbrio, paciência, perseverança e dedicação. Em busca de estados mentais controlados e da tão sonhada sensação de paz, as pessoas vão à procura de práticas físicas e, ao longo do tempo, percebem mudanças em sua maneira de ser e agir. O controle interno é uma descoberta pessoal e pode ser estimulado por diferentes atividades, especialmente as vindas do Oriente.

No yoga, as posturas (asanas) e as práticas respiratórias (pranayamas) preparam o praticante para o aprendizado das técnicas de concentração e meditação. O movimento e a orientação do professor conduzem o aluno à autopercepção e à atenção consciente do corpo e das sensações. Já nas artes marciais, a repetição dos movimentos é utilizada como forma de aquisição progressiva de concentração mental. Ao esvaziar as emoções, é possível criar uma atenção global, permitindo sincronizar a energia do aqui-agora.

Seja com a adoção da meditação consciente ou por práticas que busquem o silêncio pelo movimento, a intenção é a mesma: esvaziar a mente das perturbações externas, das preocupações com o passado e a ansiedade diante do futuro. Olhar para si, para dentro, não é um hábito ocidental. Nos grandes centros é ensinado a olhar para o externo, para o tempo que corre rapidamente no relógio e para os compromissos que precisam ser cumpridos. É necessário de fato trabalhar muito para conquistar sonhos e ser quem você deseja ser. Mas quem é você? Quem deseja ser?

Do yoga vem o ensinamento do contentamento (samtosha) que versa sobre valorizar o que se tem e não o que está faltando, aceitar a condição atual de vida sem cultivar o sofrimento. Pratique o olhar consciente e o autocontrole para ser você verdadeiramente. Respire profundamente e procure unir reflexão com ação. Faça o exercício de avaliar a qualidade dos seus dias e se são vividos em harmonia com o que você sente, pensa e pratica.

Desafie-se e experimente algo novo, beneficiando sua saúde. Permita-se ser, por um dia, praticante do yoga ou das artes marciais e veja qual atividade mais combina com você. E seja persistente, pois é difícil mudar a rotina e abandonar velhos hábitos.

Gasta-se tanto tempo com o pensamento “ter” que os dias viram anos e o “ser” deixa de existir. A vida é dinâmica, mas projetar a felicidade em um futuro cheio de conquistas está muito distante do hoje. Planejar é sensato, mas viva o agora. O agora é certo. É agora.

Sobre Aline Chrispan

É educadora física, especialista em fisiologia do exercício pela Unifesp e mestranda em ciências da saúde (Fundação Antônio Prudente). À frente da assessoria esportiva Oficina do Movimento, coordena projetos de qualidade de vida em empresas e condomínios. Nesta coluna, abordará temas que envolvam saúde e bem-estar, incentivando a adoção do movimento como forma de se viver bem. Acesse o site e saiba mais sobre a Oficina do Movimento: www.oficinadomovimento.com.br.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.