São Paulo - região metropolitana
Cultura 28/05/2014

Copa chega antes a museus e unidades do Sesc; veja exposições

Por Esportividade
Museu do Futebol (Governo de São Paulo)

Museu do Futebol (Governo de São Paulo)

A Copa do Mundo de futebol ainda nem sequer começou, mas já foram abertas exposições sobre o Mundial na região metropolitana de São Paulo. Outras terão início em junho, mês inicial da competição.

No Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu, iniciou-se em 27 de maio a exposição “Brasil 20 Copas”, cuja ideia é contar a história das Copas do Mundo como gostaríamos que tivessem terminado: com o Brasil campeão de todas. O tom só não é de ficção em cinco delas.

Em cartaz até o dia 7 de setembro, apresenta, além de experiências interativas, um filme de 12 minutos em que é recontada a trajetória brasileira em todas as Copas. Para tal fim, foram entrevistados jornalistas, escritores e jogadores, como Gérson (1966 e 1970), Edu (1970), Alemão (1986 e 1990) e Pepe (1958). O filme “Brasil, Eternamente Campeão”, dirigido pelo cineasta Henrique Goldman e com roteiro do escritor José Roberto Torero, brinca com nosso imaginário de ser sempre o melhor do mundo em Mundiais.

A fim de resgatar nossa memória músico-futebolística, o Sesc Pompeia (rua Clélia, 93) e o jornalista Marcelo Duarte idealizaram a exposição “Música de Chuteiras”, que, até 13 de julho, reúne material multimídia sobre os sons produzidos antes, durante e depois dos Mundiais. Estão presentes canções, hinos, gritos de torcidas e narrações de gols que embalaram as campanhas brasileiras e transmitem até hoje toda a emoção sonora das Copas. Vitrines, cabines, plataformas digitais, vídeos e instalações sonoras ocupam a rua central e o hall do teatro da unidade.

O Sesc São Caetano (rua Piauí, 554, em São Caetano do Sul), em parceria com o Museu do Futebol, mostra, a partir do dia 26 de maio, várias histórias de Mário Américo, massagista da seleção brasileira da Copa de 1950 até a de 1974. A exposição do Sesc recebe parte do acervo do Museu do Futebol, contemplando acontecimentos, fotografias e objetos pessoais de “Tio Mário”, como era conhecido.

Após cinco meses de itinerância, uma exposição chegou ao Sesc Carmo (rua do Carmo, 147; Sé) em 23 de maio com a escalação realizada pelo público por meio da votação da “Seleção Brasileira de Todos os Tempos”. Compõem a mostra apenas os mais votados pelo público em cada posição, um técnico e painéis interativos. As caricaturas são do artista Dodô Vieira. Durante a itinerância, o público pôde escalar o time dos sonhos: foram mais de 25 mil votos nos locais da exposição e pelo site do Sesc para a escolha do técnico e dos 11 jogadores que formam a “Seleção Brasileira de Todos os Tempos”.

Mais exposições têm início previsto para as próximas semanas. Clique aqui e confira quais são elas.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.