São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Corrida de rua 01/12/2015

Da inscrição à retirada de kit: sete dicas para você não passar por apuros

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
Retirada de kit da São Silvestre (Fernando Dantas/Gazeta Press)

Retirada de kit da São Silvestre (Fernando Dantas/Gazeta Press)

Os atletas são consumidores, uma vez que compram inscrições, às vezes investindo nela uma parte considerável do que sobra do salário. Esse dinheiro é gasto, ao mesmo tempo, com o intangível (um exemplo disso é a satisfação pessoal da participação) e o tangível (como o kit). Para que tudo possa ser aproveitado da melhor forma possível (e, de preferência, com economia), o atleta deve estar ciente de como esse mercado funciona. Sempre lembrando que, segundo o Estatuto do Idoso, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos têm direito de participação em atividades culturais e de lazer mediante descontos de pelo menos 50% nos ingressos (inscrições) para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer.

Inscreva-se antecipadamente. Muitos organizadores de eventos esportivos reajustam o preço das inscrições com o passar do tempo, e isso está explícito no regulamento. Normalmente, assim que são abertas, estão mais baratas que quando estão quase fechadas.

Economize mais ainda. Se o organizador der mais de uma opção de site de inscrição, acesse todos eles a fim de verificar a taxa de serviço. São variáveis, e você pode optar pela menor delas.

Escolha o kit mais adequado a você. Existem provas com kit único e aquelas que oferecem ao atleta mais opções, como “kit plus”, “kit VIP” e por aí vai. Cada um escolhe o que for melhor para si e para seu bolso, mas vale a pena observar se aquele item a mais realmente condiz com o preço extra cobrado.

Observe data e local de entrega de kit. A maior parte das provas não permite que o kit seja retirado já no dia do evento. Ou seja, programe-se considerando esse fato. No entanto, existem algumas cuja entrega de kit é antecipada, mas a do chip acontece horas antes da largada, no local dela.

Se não puder participar do evento, analise o regulamento e veja como proceder. O Track&Field Run Series diz isto sobre desistência: “Após a efetivação das inscrições, a organização do evento reembolsará 50% do valor da inscrição aos participantes que fizerem pedido oficial de desistência pelo e-mail [email protected] no mínimo 15 dias antes de cada etapa. Após esse período não haverá reembolso de inscrição, sob qualquer argumento médico ou pessoal”.

Já nos eventos da “O2” é assim: “A quantia paga pela inscrição não será devolvida caso o(a)atleta(a)comunique a desistência da corrida fora do prazo previsto no art. 49 do Código de Defesa do Consumidor”. Segundo o Procon, o comprador tem o direito de desistir da compra em sete dias se for realizada fora do estabelecimento comercial (internet, telefone etc). No Estado de São Paulo, “o consumidor terá o prazo improrrogável de 7 (sete) dias úteis após o recebimento do contrato para rescindi-lo de forma unilateral” (lei número 14.516 de 31/08/2011).

Volte ao site do evento para saber se houve mudanças. Não é anormal serem alterados local e horários de retirada do kit e horário da largada.

Imprima comprovantes. É sempre bom levar impresso, mesmo que o evento não o solicite, um comprovante de inscrição. Assim você passa a ter argumentos convincentes se houver algum problema no sistema que leve seu nome a não aparecer nele. Se for retirar kit para terceiros, fique atento aos documentos exigidos pelos organizadores, e isso normalmente está escrito no regulamento.

Leia também:
Por que a Star Wars Run faz sentido; não é só instrumento de marketing
Rolling Stone Music & Run deixa atletas indignados; faltou até camiseta

Comentários


  • renato mello disse:

    Só um adendo, no que diz respeito ao tangivel do valor pago nas inscrições, está bem longe de ser somente o KIT. Coloque nesta conta: toda a estrutura do evento, trofeus, medalhas, fechamento de ruas, taxas, água, banheiros, segurança, staff, publicidade e por ai vai.

  • Não recebi via email meu comprovante de inscrição
    Vocês poderiam me enviar ou simplesmente posso levar meu comprovante e pagamento e documento com foto?
    Bravo Race 26 março São Paulo Bateria 8h.

    • Esportividade disse:

      Oi, Luciano! Você deve entrar em contato com o site Ativo. Eles são os responsáveis pelo evento e pelas inscrições. Somos um site jornalístico apenas. Obrigado!

  • Deixe seu comentário


    Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.