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Vida em movimento 08/03/2015

Dia da Mulher: quer um presente verdadeiro? Pense somente em você!

Por Aline Chrispan

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Domingo, dia 8 de março de 2015. Seja qual for seu nível de envolvimento emocional com o Dia da Mulher, faço um convite para que a data seja usada amplamente a seu favor. Bombons, flores e mensagens nas redes sociais à parte, que tal pensar somente em você? Exercite o egoísmo (no sentido mais brando da palavra, se existir). Não espere neste dia o reconhecimento do outro e cobre uma valorização vinda apenas de você.

Sabemos bem que ser mulher não é fácil. É um ser multitarefa em ação: mãe, esposa, filha, jornalista, advogada, executiva, corredora, nadadora, lutadora… Com tantas funções, é necessário ainda ser você. Única em suas vontades, necessidades e sentimentos. Mulher quer ser bonita, capaz e independente.

Quer também um olhar admirado, um abraço de carinho e quer, ao fim do dia, sentir que fez o melhor. Fazer o melhor também inclui adotar para si mesma melhores hábitos. Cultivar alimentação saudável e variada, curtir momentos de lazer no tempo livre, estudar algo de que gosta e também praticar atividades físicas de maneira regular e orientada.

As atividades físicas, se forem entendidas como benefício e sem o peso da obrigação, podem contribuir de várias formas para o bem-estar e para a valorização da autoestima.

Foi com uma reestruturação da rotina que a dentista Renata Nobile, de 28 anos, passou a praticar exercícios desde 2013. “Buscava emagrecimento e saúde. Para isso, tive que readequar meus horários e, hoje, o exercício virou um hábito, um vício”, afirma.

Como a Renata Nobile contou, para que a atividade faça parte da rotina, mudanças precisam ser feitas. No primeiro momento, pensamos que se trata de algo impossível diante de uma agenda apertada e compromissos sem fim. Por isso, eu volto à provocação inicial: quer um presente verdadeiro neste dia voltado às mulheres? Pense somente em você! E em como incorporar saúde ao seu estilo de vida.

Quer começar? Abaixo, você confere uma série de dicas para encontrar saúde em meio à rotina. Gradualmente, incorpore uma a uma ao seu cotidiano e sinta como sua vida será beneficiada.

  • Durma bem: busque otimizar a qualidade de suas horas de sono. Evite trabalhar na cama, ler documentos do trabalho ou esperar o sono vendo TV. Distrações ao deitar podem prolongar o tempo acordado ou remeter a um sono mais conturbado.

  • Café da manhã, sim! Não saia de casa em jejum e opte por leite, suco, frutas ou cereais. Mesmo que você pense não ter fome, acredite: o corpo precisa da energia dos alimentos ao acordar.
  • Vai um lanchinho? Organize-se para pequenos lanches ao longo do dia. Procure ir ao supermercado uma vez por semana e separe porções de biscoitos, frutas, barrinhas ou cookies.
  • Hidrate-se: beba água durante todo o dia.
  • Durante o expediente, movimente-se na cadeira ou mesmo em pé. Recorde algum alongamento e relaxe as áreas do corpo mais sobrecarregadas.
  • Não permaneça longos períodos em uma mesma posição e procure levantar a cada hora para ir ao banheiro, tomar água no bebedouro ou mesmo dar uma pequena volta dentro de sua sala ou setor.
  • O horário de almoço pode ser aproveitado para realizar caminhadas curtas. Não perca tempo, então, e mexa-se.
  • Acumule 30 minutos de atividade física diariamente: pequenas caminhadas de dez minutos ao longo do dia já resolvem.
  • Atividade física regular: para melhorar o condicionamento físico, treinos regulares duas vezes por semana, uma hora por sessão.
  • Crie o hábito de fazer prevenção de saúde e visite seu médico antes de precisar. Evite surpresas desagradáveis.
  • Cultive momentos de lazer: ouça música, leia páginas de um livro.
  • Mas também aprecie o silêncio: feche os olhos por alguns minutos e respire com atenção.
  • Passe momentos em espaços abertos, à luz do dia, na rua ou em parques próximos ao seu trabalho ou à sua residência.
  • Dica final: lembre-se de que o corpo precisa de movimento para manter a saúde. Amplie seu entendimento a respeito da relação harmoniosa entre o movimento e a saúde.

Sobre Aline Chrispan

É educadora física, especialista em fisiologia do exercício pela Unifesp, mestre em ciências da saúde (área oncológica) e palestrante. À frente da assessoria esportiva Amplo Movimento, coordena projetos de qualidade de vida em empresas e condomínios. Nesta coluna, aborda temas que envolvem saúde e bem-estar, incentivando a adoção do movimento como forma de se viver bem. Acesse o site e saiba mais sobre a Amplo Movimento: www.amplomovimento.com.br.

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