São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Nutrição 28/02/2014

Dicas para emagrecer saudavelmente: saiba o que é mito e o que é verdade

Por Ana Carolina R. Amorim

emagrecendo

Não existem dieta e alimento milagrosos, minha gente! Somente com reeducação alimentar, esforço e ajuda dos exercícios físicos conseguiremos um resultado saudável e duradouro para o emagrecimento.

Daremos aqui algumas dicas para você conquistar seu objetivo, mas primeiro vamos entender como funciona o nosso metabolismo. Cada alimento que ingerimos possui um gasto energético diferente para ser digerido. O falso vilão da dieta, o carboidrato, por exemplo, tem um gasto energético de até 20% das calorias para que ele seja armazenado, enquanto a gordura é de aproximadamente 3%.  O que isso nos leva a entender? Comidas gordurosas se transformam em pneuzinhos muito mais rapidamente do que as ricas em carboidrato.

A proteína gera saciedade e é formadora de músculos, que naturalmente elevam o nosso gasto energético. E o papel das fibras e minerais também é de grande importância em uma dieta. Alimentos com fibras como frutas, legumes, verduras e cereais integrais trazem saciedade e diminuem absorção da gordura. Um ótimo aliado na perda de peso também é o cálcio. Uma das teorias é que esse nutriente proveniente do leite ou derivados auxilia na quebra de gorduras.

Nossa dieta deve ser composta de todos os nutrientes e em todas as refeições; a combinação proteína e carboidrato faz a digestão ficar mais lenta, levando a saciedade.

A atividade de física também será uma grande aliada para a adesão da dieta e para evitar a flacidez que pode ser uma consequência da perda de peso.

Como já falei no artigo “Vamos acelerar o metabolismo?!”, não fique muito tempo sem se alimentar: além de diminuir seu metabolismo, causar um estresse metabólico e degradação de músculo, você comerá mais na próxima refeição e pode ter a compulsão por doces e alimentos gordurosos. Vou dar um exemplo muito prático: todo mundo alguma vez na vida já foi ao supermercado com fome e com certeza comprou muito mais alimentos calóricos e desnecessários para sua casa. Portanto, o tão falado “comer de três em três horas” é um fato.

“Ai, minha rotina é corrida, não consigo.” Experimente fazer um teste. Faça lanchinhos rápidos entre as principais refeições combinando proteína e carboidrato e fibras como:  frutas, frutas secas, castanhas, barra de cereais  com iogurtes; bolachas, biscoitos integrais com queijos magros ou leite/suco de soja; cookies integrais; sanduíche natural; para quem quer praticidade, whey protein concentrado com carboidrato.

Se for fazer atividade física, não esqueça de se alimentar pelo menos duas horas antes e dê preferência para lanches integrais, que ajudam na manutenção da glicemia durante o exercício. Posteriormente, você pode se alimentar com carboidratos simples (pão branco, massas) com ovo, queijos ou carnes magras.

Não pule o café da manhã! Mesmo que seja um copo de leite, suco digestivo ou bolacha, ele é importante para começar o dia sem compulsões, pois logo terá fome. O nosso tão famoso café com leite e pão com manteiga é uma boa pedida (só mudaria o pão para integral ou incluiria uma fruta)! No almoço prefira carnes magras e grelhadas, legumes refogados e salada. Um prato leve e colorido é sempre a maneira mais fácil de começar uma dieta. No jantar você pode repetir o almoço, mas em menor quantidade, ou optar por lanche natural.

Nos fins de semana, apesar de poder escorregar um pouco na dieta, opte por alimentos mais leves, assim não haverá culpa e não precisará correr atrás durante a semana.

Mude seu estilo de vida!

Sobre Ana Carolina R. Amorim

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo. Experiência como nutricionista responsável pelo setor de Dietas Metabólicas do Hospital das Clínicas da FMUSP. Nutricionista capacitanda no setor de Dietas Metabólicas e Unidades de Internação do Hospital das Clínicas da FMUSP. Nutricionista na área de produção na empresa Avenance. Elaboração de trabalhos de consultoria nutricional em casas de repouso, home care e restaurantes comerciais. Entre em contato com ela por e-mail [email protected] ou telefone (11) 98259-9504.

Comentários


  • Susan kelly APARECIDA BORGES disse:

    A 5 MESES ESTOU FAZENDO DIETA MAS SÓ EMAGRECI 3 QUILOS O QUE EU POSSO FAZER PARA AJUDAR A EMAGRECER MAIS RÁPIDO.

  • Stella Vasques disse:

    Parabéns pela matéria!!
    Vou me esforçar para seguir as orientações…
    Bjus Carol!!!

  • Deixe seu comentário


    Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.