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Vida em movimento 30/09/2013

Exercício: o melhor aliado para a saúde da mulher

Por Aline Chrispan

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Ser mulher não é fácil. É um ser multitarefa em ação: mãe, esposa, filha, jornalista, advogada, executiva, corredora, nadadora, lutadora… Com tantas funções, é preciso ainda ser você. Única em suas vontades, necessidades e sentimentos. Mulher quer ser bonita, capaz e independente.

Quer também um olhar admirado, um abraço de carinho e quer, ao fim do dia, sentir que fez o melhor. Fazer o melhor também inclui adotar melhores hábitos para si mesma. Cultivar uma alimentação saudável e variada, adotar momentos de lazer no tempo livre, estudar algo de que gosta e também praticar atividades físicas de maneira regular e orientada. A atividade física, se entendida como benefício e sem o peso da obrigação, pode contribuir de várias formas para o bem-estar e valorização da autoestima.

Confira alguns benefícios da atividade física:

  • Controle e manutenção do peso corporal: é importante lembrar que o percentual de gordura para mulheres deve acompanhar a faixa etária, variando entre 17% e 23% até os 45 anos, sendo que a circunferência da cintura não deve exceder 80 centímetros. Quanto maior a cintura, maior o risco de desenvolver doenças.
  • Controle hormonal: o exercício regular ajuda a equilibrar os níveis gerais de hormônio e, dessa forma, torna-se um grande aliado para as alterações femininas relacionadas ao ciclo menstrual.
  • Gravidez: a atividade aeróbia, na intensidade de leve a moderada, é indicada para mulheres que tenham uma gestação saudável. Atua na manutenção do peso corporal e na diminuição do risco de desenvolvimento de doenças associadas à gestação, como depressão pós-parto, diabetes gestacional e incontinência urinária. Os exercícios de força contribuem para melhor suporte do aumento de peso e diminuição das dores da coluna lombar.
  • Prevenção de câncer: pesquisas demonstram que praticar exercício de forma regular diminui o risco de desenvolvimento de câncer de mama e endométrio devido à modulação da produção, excreção e metabolismo dos hormônios sexuais.
  • Menopausa: atividades como ioga e caminhada promovem diminuição das ondas de calor, fadiga, distúrbios do sono e variações de humor.

Sobre Aline Chrispan

É educadora física, especialista em fisiologia do exercício pela Unifesp e mestranda em ciências da saúde (Fundação Antônio Prudente). À frente da assessoria esportiva Oficina do Movimento, coordena projetos de qualidade de vida em empresas e condomínios. Nesta coluna, abordará temas que envolvam saúde e bem-estar, incentivando a adoção do movimento como forma de se viver bem. Acesse o site e saiba mais sobre a Oficina do Movimento: www.oficinadomovimento.com.br.

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