São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
De bem com a vida 20/01/2014

Fascite plantar pode ser a vilã de seu treino de corrida; entenda por quê

Por Milena Nogueira

Corrida de rua (Moyasportslog/Creative Commons)

Olá, pessoal! Nesta semana trato da fascite plantar. Em conversa com amigos corredores ouvi falar sobre esse incômodo, que muitas vezes é deixado de lado ou tratado de qualquer maneira, voltando sempre a incomodar. É uma das causas de dor inferior no calcâneo e no arco dos pés.

A fascia plantar é uma membrana que se estende do calcâneo até os ligamentos intermetatarsianos do antepé. Tem por função estabilizar o arco da concavidade do pé  transmitir forças e informações do antepé para o retropé, bem como servir de braço de alavanca para o antepé em situações de impulsão anterior. Ou seja, todas as vezes em que um movimento de locomoção utilize a posição de ponta de pé, a fascia plantar terá importante papel estabilizador e gerador de energia cinética. Fazendo parte, portanto, do sistema antigravitacional, ela é de fundamental importância para a função locomotora e, mais ainda, para a ação de correr.

Alguns fatores que podem desencadeá-la são: inflamações, traumatismo, sobrecarga, desvios angulares esquelético e diabetes.

O principal sintoma é a dor no local associada à marcha; quanto aos corredores, essa dor pode acontecer durante o treinamento ou após uma prova. Os primeiros sintomas podem ser matinais, logo com os primeiros passos ao acordar, e, se ignorada, a fascite plantar pode evoluir até uma restrição à prática esportiva, podendo limitar até a capacidade da marcha.

Para o tratamento é indicada a visita ao médico especialista, que, além da prescrição de remédios, poderá indicar a correção de calçados e de pontos anômalos de pressão por meio do uso de palmilhas. Também deverá ser indicada uma reeducação postural ao realizar o gesto desportivo. Alongamentos sempre ajudarão a evitar lesões como essa e outras.

Bem, pessoal, fico por aqui! Boa semana a todos e bons treinos! Vamos com tudo! Beijos!

Sobre Milena Nogueira

É educadora física, trabalha como personal trainer e figura no rol das profissionais da saúde mais requisitadas da área. Confira aqui no Esportividade dicas e explicações sobre atividade física e escreva para ela: [email protected] e www.milenanogueira.com.br

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.