São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
De bem com a vida 12/05/2014

Gestantes podem fazer atividades físicas; saiba o que se recomenda

Por Milena Nogueira

3770729987_bcb8ebfa8f_b

Nesta semana venho falar sobre dicas de exercícios para gestantes.

Inspirei-me em pesquisar sobre o assunto depois de ler a notícia que tanto chocou sobre a grávida que treina crossfit e ergue pesos altos e teve milhares de acessos na rede.

Eu tive uma experiência traumática na minha segunda gestação, advinda de uma pré-eclampsia. Engordei 20 kg em menos de um mês por causa da retenção hídrica. Nessa época eu não me exercitava e hoje tenho certeza de que teria feito toda a diferença.

Bem, para a gestante que já pratica qualquer atividade a ideia é que ela a mantenha, desde que seu médico a autorize.

Quem não tem rotina alguma de exercícios deve ter a consciência de que colaboram para sua saúde e para a saúde do seu bebê.

Alguns dos benefícios são:

  • Controle do peso;
  • Fortalecimento da musculatura lombar, melhorando as dores nas costas;
  • Melhora na resistência cardiovascular;
  • Melhora no retorno venoso e linfático.

Exercícios mais indicados pelos médicos:

1 – Hidroginástica: além de o ambiente aquático ser confortável pelo fato de as gestantes não sentirem o peso da barriga, os exercícios na água melhoram a circulação e diminuem os inchaços;

2 – Caminhada: deve ser mantida a frequência de 140 bpm, ou seja, é possível conversar tranquilamente; não há esforço exagerado. Com liberação médica, pode ser feita a caminhada cinco por semana por até 50 minutos;

3 – Musculação: com a devida orientação, a musculação colabora para fortalecimento muscular, postura e consequente diminuição nas dores lombares, que são uma constante na vida das gestantes;

4 – Pilates: só é indicado para quem já praticava. Pode parecer um exercício leve, mas exige contração da musculatura do abdômen todo o tempo, o que pode gerar danos desnecessários à gestante;

5 – Yoga: assim como o Pilates, só indico para quem já praticava. Apesar de relaxar e trabalhar corpo e mente, também utiliza muito a musculatura abdominal e com o passar das semanas o crescimento da barriga poderá dificultar a realização de algumas posturas.

Bem, pessoal, fico por aqui, desejando a todos uma excelente semana. Repassem as dicas às amigas gestantes para que elas possam aproveitar com qualidade essa fase tão única e especial.

Beijos,
Milena Nogueira

Sobre Milena Nogueira

É educadora física, trabalha como personal trainer e figura no rol das profissionais da saúde mais requisitadas da área. Confira aqui no Esportividade dicas e explicações sobre atividade física e escreva para ela: [email protected] e www.milenanogueira.com.br

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.