São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Basquete 26/08/2015

Ginásio do Ibirapuera volta a ser um grande palco do basquete mundial

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
Ginásio do Ibirapuera (Esportividade)

Ginásio do Ibirapuera (Esportividade)

O Ibirapuera será reconectado ao basquete em 25 e 27 de setembro, dias dos jogos Bauru x Real Madrid da Copa Intercontinental, espécie de campeonato mundial interclubes. O mais importante ginásio paulistano possui uma ligação fortíssima com essa competição, da qual ele foi sede em 1973, 1979, 1981 e 1984. E também sediou em 1972 a versão entre nações dela, que foi vencida pelos Estados Unidos graças ao melhor saldo de pontos em comparação com o da União Soviética.

No ano seguinte, o Esporte Clube Sírio, com Hélio Rubens emprestado a este pelo Franca, derrotou por 81 a 74 o italiano Ignis Varese, que era considerado o melhor time de basquete do mundo, mas foi vice-campeão por causa do saldo de pontos superior da equipe europeia.

Homenagem aos campeões de 1979 na parede do ginásio do Sírio (Esportividade)

Homenagem aos campeões de 1979 na parede do ginásio do Sírio (Esportividade)

A grande gloria do Sírio viria em 1979, no mesmo ginásio do Ibirapuera. “Uma vitória por 100 a 98 sobre o Bosna fez do Sírio campeão mundial e devolveu ao Brasil o antigo respeito”, dizia a “Folha” de 8 de outubro daquele ano. O treinador Claudio Mortari dirigia a equipe de São Paulo, da qual faziam parte Oscar Schmidt – que fez 42 pontos no jogo decisivo –, Marcel de Souza, Dodi, Marquinhos e Larry Williams, norte-americano. A glória foi tamanha que até hoje existe um grande destaque aos integrantes daquela equipe nas instalações do Sírio.

Em 1981, a história não se repetiu. A Copa contou com a participação de dez equipes, e o Sírio não viu a cor da bola contra o Real Madrid, que o superou por 109 a 83 e assim conquistou pela quarta vez a competição internacional. Nem Oscar nem Marcel: o jogador que mais fez pontos pelo Sírio na decisão foi Maury, irmão de Marcel, com 14 pontos.

“Foi uma Copa Intercontinental emblemática”, afirmou o treinador. “A lembrança de que fomos superados por mais de 20 pontos não me dá nenhuma alegria, mas tenho certeza absoluta de que o grande problema dessa final foi o fato de estarmos jogando em casa. Um dia antes jogamos contra o Ferro Carril Oeste, da Argentina, e essa partida não tinha a menor importância, mas a cobrança do público nos fez colocar em quadra a equipe [titular], algumas coisas aconteceram e não estávamos realmente preparados para a final. Queria saber por que quis marcar por zona o Real Madrid…”

Mortari ainda contou uma história sobre aquela edição: “Em 1981, houve a presença de times de nove países. Lembro-me muito bem de que o Sírio era o patrocinador dessa competição. Uma das equipes era o Maccabi Tel Aviv. Naquele momento, o Sírio sofria pressões políticas grandes em consequência da participação dele. Abriu-se uma exceção para o Maccabi Tel Aviv jogar no Ibirapuera no período da tarde, e não à noite, por causa da segurança”.

O Sírio ainda era comandado por Mortari, mas aquela geração de ouro já havia deixado o clube, o qual em 1984 nem sequer conseguiu o vice-campeonato. O campeão foi o italiano Banco di Roma (Virtus Roma). A grande desilusão, porém, foi a derrota da equipe brasileira para o Barcelona por 93 a 90 depois de ter estado à frente no placar por boa parte do tempo.

A Copa Intercontinental voltou à ativa em 2013 e novamente foi disputada no Estado de São Paulo. No ginásio José Corrêa, em Barueri, o Pinheiros foi derrotado duas vezes pelo grego Olympiacos. No ano passado, no Rio de Janeiro, o Flamengo bateu o Maccabi Tel Aviv e tornou-se campeão.

Depois de disputar a Copa Intercontinental, o Bauru, que conta com Alex Garcia e Rafael Hettsheimeir, vai para os Estados Unidos. Lá vai jogar em outro ginásio histórico para o basquete, o Madison Square Garden, onde vai enfrentar o New York Knicks em 7 de outubro. Ainda vai pegar o Washington Wizards na capital norte-americana.

Os ingressos para a Copa Intercontinental começarão a ser vendidos em 1º de setembro, por meio da Ingresso Rápido, e inicialmente estarão disponíveis pacotes que englobam essas duas partidas. Também serão disponibilizadas entradas para cada um dois dias. Na sexta-feira, o jogo começará às 21h; no domingo, ao meio-dia. Bauru é o atual campeão da Liga das Américas e Liga Sul-Americana; Real Madrid, da Euroliga.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.