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Corrida de rua 22/08/2017

Ideia para o mercado da corrida: e se existisse revenda oficial de inscrições?

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
São Silvestre-2016: muita gente sem número de peito correndo como "pipoca" (Esportividade)

São Silvestre-2016: muita gente sem número de peito correndo como “pipoca” (Esportividade)

A Copa do Mundo-2014 de futebol e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro-2016 podem não ter deixado o legado com o qual os brasileiros sonhavam, mas ambos os eventos ofereceram ao espectador uma funcionalidade muito pouco explorada por empresas daqui: uma plataforma oficial de revenda de ingressos. Poderia servir como grande inspiração para a criação de um site que permitisse aos corredores comprar e revender inscrições formalmente. Isso já é feito rotineiramente, mas de maneira informal.

Hoje em dia, sem disporem de sites de inscrições com revenda, os atletas repassam suas inscrições sem que os organizadores tenham ciência disso. O comprador acaba por correr com os dados do vendedor, o que não é o melhor para ninguém, inclusive para os organizadores, que, em geral, dizem nos regulamentos que a “inscrição é pessoal e intransferível”.

A exemplo do que acontecia na Copa e na Olimpíada, o atleta inscrito teria, nesse novo site, opção de colocar à venda sua inscrição dentro de um prazo aceitável – no máximo até sete dias antes do evento, por exemplo.

Se a inscrição fosse comprada por alguém (sempre por preço “de tabela”), em até 30 dias o consumidor original teria o valor pago (todo ou grande parte dele) estornado no cartão de crédito. Caso não fosse, haveria duas opções: participar da prova ou desistir do evento, mas sem ter direito à reembolso (se já tivesse passado o prazo de sete dias estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor). Também poderia haver um mecanismo de troca gratuita de nome da inscrição – também se fosse respeitado um prazo.

Para que essas trocas não afetassem o planejamento do organizador, que encomenda, por exemplo, camisetas com antecedência, a inscrição seria revendida em sua totalidade, com tamanho de camiseta originalmente escolhido e com distância de prova pretendida.

Isso funcionaria muito bem para eventos que adotam preço único, sem divisão por lotes. Quando as inscrições fossem esgotadas, ainda assim haveria esperança para aqueles que não conseguiram obter a sua, pois poderiam “pintar” no sistema vagas de revenda a qualquer momento.

Nesse novo site de inscrições, cada organizador teria a opção de permitir ou não que as inscrições fossem revendidas. Os que optassem por “não” ainda assim poderiam autorizar troca de nome do atleta.

Existe espaço no mercado para novidades como essa, e os atletas agradeceriam (e muito) ao empreendedor que criasse um produto como esse, que reduziria a informalidade e facilitaria a vida e a corrida dos participantes.

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Comentários


  • Willis Anderson disse:

    Com certeza seria ótimo a possibilidade de revenda de inscrições.

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