São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Corrida de rua 17/12/2015

Inscrições e medalhas do Circuito Popular lideram ranking de críticas

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
Largada da etapa Vila Prudente/Sapopemba (Francisco Pinheiro)

Largada da etapa Vila Prudente/Sapopemba (Francisco Pinheiro)

Procedimento de inscrição e medalhas ficaram nas duas primeiras posições do ranking de deficiências do Circuito Popular de corrida de rua de São Paulo, que, no entanto, foi elogiado pela maioria dos leitores do Esportividade. A maior parte deles fez críticas construtivas sobre o que poderia melhorar para a temporada 2016, que tem 32 etapas previstas. As inscrições são sempre gratuitas.

Depois da reportagem publicada ontem, quarta-feira, que pedia aos paulistanos que opinassem sobre o Circuito, o Esportividade coletou 22 comentários que tratavam de insatisfação com o método de inscrição. Assim funcionava em 2014/2015: um lote maior era disponibilizado à subprefeitura da região onde aconteceria a prova, e os munícipes lá retiravam cupons. Em um segundo momento, as inscrições online eram abertas (houve etapas em que não chegaram a ser liberadas). Mas o que acontecia é que uma mesma pessoa conseguia retirar até dezenas de cupons.

“A corrida em si é muito boa, mas esse sistema de cupons é o fim da picada. Cada um deveria ser responsável por sua inscrição e por pegar o seu kit”, disse Lilian Guimarães. “As inscrições poderiam ser realizadas [somente] pela internet; assim mais pessoas teriam acesso às diversas etapas da cidade. Às vezes estamos em bairros distantes e não temos como ir até a subprefeitura apenas para retirar os cupons de inscrição”, afirmou Pamella Rufino. Priscila Silva sugeriu que, se for mantido o sistema de cupons, seja informada com mais antecedência a data da liberação deles na subprefeitura em questão.

As medalhas, com 16 menções, também foram alvo de crítica. São as mesmas em todas as etapas, o que, na opinião dos leitores, poderia ser diferente. Se não for possível personalizá-las a cada prova, pelo menos o cordão deveria ter uma cor diferente. Caso nada disso seja viável, a prefeitura poderia “identificar a etapa na fita da medalha por meio de um adesivo”, por exemplo, segundo Rafael Fontes.

A entrega de kit, que em 2015 era feita no dia anterior ao evento, também foi comentada, mas bem menos que os dois primeiros colocados do ranking de insatisfação. Foi sugerido que se possa retirá-lo também no domingo da prova. Isso não excluiria, no entanto, a retirada no sábado.

A ausência de um kit lanche ao fim da corrida também foi sentida. Alguns sugeriram que o Circuito Popular tenha também provas de 10 km. A qualidade da camiseta (de tecido “muito grosso”) foi questionada, mas pela minoria. Foi citada a necessidade de alteração do horário de largada, das 7h para as 7h30 ou para as 8h, e houve reclamações sobre o não cumprimento dos 5 km: às vezes a distância do percurso é inferior a essa.

O Esportividade vai encaminhar à Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (Seme) os comentários e acrescenta um: os percursos deveriam ser liberados com antecedência, o que não aconteceu neste ano.

Ranking de reclamações

Procedimento de inscrição: 22
Medalha: 16
Entrega de kit: 8
Falta de kit lanche: 6
Falta dos 10 km: 6
Camiseta: 5
Descumprimento de distância: 3
Horário da largada: 3
Horário da caminhada: 2
Falta de calendário anual: 1
Ranking de atletas: 1

Leia os comentários (houve outros que recebemos por e-mail):
esportividade.com.br/32-etapas-sao-previstas-para-circuito-popular-2016-de-sp-de-sua-opiniao
www.facebook.com/esportividade/posts/1070175029668716
www.facebook.com/groups/126686910740530/permalink/917348508341029

Comentários


  • sandr alves disse:

    Para mim em primeiro vem as medalhas sempre igual nem o cordão e diferente,a camiseta poderia ter um tecido mais leve o percurso poderia ter maior . E o lanche nos finaisa corrida seria legal. O evento e bom e pode melhorar.

  • Maria Helena Fortunato disse:

    Minha sugestão para 2016 – gostaria q vcs melhorassem o tecido das camisetas, por um mais leve e tb as medalhas…, já houve em gestão anteriores o pedido de um kilo de alimento não perecível ao participantes, se isso ajudar na melhora das camisetas e medalhas…, fico feliz!!!

  • cristiano disse:

    Estou muito desapontado, pela falta de informação sobre a corrida que ira acontecer no dia 24/01/16, onde no site estava marcado um dia, e no dia da inscrição muda do nada, deixando muita gente na expectativa fazer o que? procurar outra……….

  • Conceição disse:

    Me mantenha informada sobre início das inscrições.
    Abraço

  • Deixe seu comentário


    Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.