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Automobilismo 12/05/2015

Interlagos: reforma dos boxes chega ao fim só em 2016; pista será reaberta

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
Heliponto já foi demolido para dar lugar a edifício (SPTuris)

Heliponto já foi demolido para dar lugar a edifício (SPTuris/22.abr)

Com sua pista principal fechada, o autódromo de Interlagos completa 75 anos nesta terça-feira, 12 de maio, mas a SPObras, empresa da Prefeitura de São Paulo que está à frente da reforma dos boxes, planeja liberá-la aos sábados e aos domingos a partir da última semana de maio. O circuito estará disponível para uso de categorias regionais e nacionais até o fim de julho. Vai ser feita em agosto nova avaliação sobre a utilização. Já é certo que as obras não terminarão em 2015. O edifício atual dos boxes só será mexido em uma segunda etapa.

A ideia inicial era que tudo fosse feito neste ano. Houve, porém, um atraso no processo licitatório, e a reforma dos boxes não será completada antes do GP do Brasil de Fórmula 1 de 2015, marcado para 15 de novembro. O consórcio contratado pela SPObras terá ao todo pouco mais de seis meses, do início de abril a 15 de outubro, para realizar os trabalhos e deixar o local à disposição do evento internacional, ou seja, não será possível cumprir antes da prova tudo o que pedia o edital da licitação, que previa oito meses de obras.

Até outubro de 2015 serão construídos, de acordo com a SPObras, centro de controle – integrante do conjunto dos edifícios dos boxes, com três subsolos – e edifício de apoio – com subsolo (galeria técnica, área de circulação restrita, reservatórios e estacionamento), térreo (áreas de apoio, sanitários e catracas de acesso) e superior (cozinhas e sanitários).

Também neste ano serão requalificados retaguarda dos boxes (paddock; piso cimentado sobre lastro de concreto), circulação geral (piso cimentado sobre laje impermeabilizada) e atual edifício administrativo (centro de mídia; reforma, readequação geral das áreas, inclusive sanitários).

Salas do paddock já foram demolidas (SPTuris)

Salas do paddock já foram demolidas (SPTuris/22.abr)

Finalmente, em 2016, haverá intervenções no edifício dos boxes: térreo (garagens); superior (salão de eventos e pódio, por exemplo); segundo pavimento (salão de eventos). “O valor total dos investimentos é de R$ 101,87 milhões, sendo 100% recursos federais, oriundos do PAC Turismo”, afirma a SPObras, segundo a qual são feitos “todos os esforços para a conclusão dos trabalhos dentro do prazo previsto e com o menor impacto possível no calendário de eventos”.

Devido ao tráfego de caminhões que transportam os entulhos das demolições de instalações como o heliponto, a São Paulo Obras solicitou o fechamento da pista principal até o meio deste mês. Por isso, encontra-se fechada no dia de seu aniversário.

O mais recente evento automobilístico que pôde utilizar a pista principal foi o Campeonato Paulista de Velocidade no Asfalto no dia 25 de janeiro, mas as obras começaram para valer em abril. O calendário do segundo semestre de 2014 do esporte a motor estadual também foi bastante afetado pelas obras em Interlagos; na ocasião, a pista foi recapeada e foram alteradas entrada e saída dos boxes, o que fez o circuito ficar fechado do meio de julho ao GP de Brasil de Fórmula 1, cujos primeiros treinos aconteceram em 7 de novembro.

Depois da Fórmula 1 diversas categorias, como a Fórmula Truck e a Stock Car, deverão correr no autódromo de SP neste ano. Têm datas reservadas.

Atualização: resposta da SPObras sobre tendas que funcionarão como boxes quando a pista principal for reaberta:

A administração do autódromo e o organizador do evento definirão o local onde as tendas poderão ser instaladas. No que diz respeito à SPObras, nada obsta sua colocação, desde que na segunda-feira o espaço esteja disponível para continuação das obras. Os boxes auxiliares estão suspensos; todos os recursos e esforços estão concentrados nos boxes principais.

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