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De bem com a vida 19/06/2014

Inverno quase aí: aproveite dias de frio para manter a saúde e não engordar

Por Dra. Tatiana Cunha

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Com a chegada dos dias frios nós já começamos a pensar em alimentos gordurosos e o que mais desejamos é comer bastante e deitar em uma cama quentinha, não é verdade? Mas também sabemos que não podemos fazer isso e devemos manter nossa rotina de exercícios físicos e uma alimentação saudável em qualquer época do ano; afinal, ninguém quer chegar ao verão com uns quilinhos a mais.

Alguns estudos mostram que nosso metabolismo acelera automaticamente quando o inverno chega e o nosso corpo se adapta às temperaturas mais baixas e nos pede mais alimentos para ajudá-lo a funcionar mais rapidamente. Mas não precisamos fazer como os ursos e comer exageradamente para hibernarmos; podemos sim fazer escolhas saudáveis. Preparei algumas dicas para você manter a sua saúde em dia neste inverno.

Mantenha seu metabolismo funcionando constantemente, comendo de três em três horas, com alimentos leves, como frutas, legumes etc.

Abuse das sopas: as sopas feitas com legumes, verduras, folhas e ervas são ótima pedida. Além de saborosas, são de fácil digestão e muito saudáveis.

Chás de frutas e folhas: além de saborosos, são muito saudáveis. Estudos realizados pela King’s College, universidade de Londres, comprovaram que beber pelo menos uma xícara de chá por dia reduz em 44% o risco de ter um ataque cardíaco.

Frutas assadas: para matar aquela vontade de comer doce nesse friozinho, faça de sobremesa frutas assadas.

Como nós não sentimos muita sede no inverno, consequentemente não bebemos água. Mas precisamos beber no mínimo 2 litros de água por dia, pois nesta época do ano nossa diurese (fabricação de urina) aumenta e, para não comprometermos nossos rins e ajudarmos eles a funcionar, só com água.

Temperos: prefira os temperos termogênicos, uma vez que eles aceleram o metabolismo e ajudam a aquecer o corpo.

Molhos: molhos brancos ou muito elaborados são muito calóricos, portanto prefira massas com molho simples de tomate ou a bolonhesa.

Fibras: alimentos ricos em fibras proporcionam uma sensação de saciedade maior; é interessante consumi-los nesta época em que sentimos mais fome.

E, por último, mas não menos importante: mantenha a rotina de exercícios físicos e se movimente o máximo possível. Além de aquecer o corpo você conseguirá chegar ao verão em forme e com saúde!

Sobre a Dra. Tatiana Cunha

Com atuação em clínicas em São Paulo e Campo Grande (MS), é médica, pós-graduada em endocrinologia e modulação hormonal e especializada em nutrologia clássica e computadorizada, nutrologia médica esportiva e pós-graduada em endocrinologia e terapêutica da obesidade. É muito procurada para os tratamentos endócrinos por seu vasto conhecimento na área e por resultados efetivos. O site dela é o tatianacunha.com.br. Blog: clinicatatianacunha.blogspot.com.br.

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