São Paulo - região metropolitana
De bem com a vida 07/04/2014

Joelhos: entenda como se lesionam os meniscos e quais os tratamentos

Por Dr. Gustavo Arliani

joelho

O menisco é uma estrutura presente no interior dos joelhos e funciona como um preenchedor articular que garante maior estabilidade para a articulação.

Entre as diversas funções dessa estrutura temos: lubrificação, ajudando a distribuir o líquido sinovial, auxiliando na nutrição da cartilagem articular; estabilização do joelho; absorção de 40% e 60% do peso na posição de pé.

As lesões traumáticas dos meniscos são causadas mais comumente por rotação com o joelho parcialmente dobrado. O local mais comum de lesão é a parte posterior do menisco. O tipo mais comum é a lesão longitudinal.

Estes são fatores predisponentes para uma lesão: formação cística periférica; anomalias meniscais congênitas (menisco discoide); áreas degeneradas; alteração do eixo dos membros inferiores; articulações com frouxidão e musculatura inadequada.

Após a lesão do menisco o paciente pode apresentar: travamento; inchaço do joelho; insegurança no joelho; dor.

Depois de uma análise e um exame físico minuciosos podem ser solicitados exames complementares como ressonância magnética para a confirmação do diagnóstico de lesão meniscal.

O tratamento depende das características da lesão. Em algumas lesões menores e estáveis pode-se realizar um não cirúrgico com fisioterapia. Já as lesões maiores e instáveis podem ser tratadas com cirurgia artroscópica com sutura ou retirada de parte do menisco lesado.

Sobre o Dr. Gustavo Arliani

Doutor Gustavo Arliani é ortopedista especialista em traumatologia formado pela Universidade Federal de São Paulo. É um dos autores do livro “Classificação em Ortopedia e Traumatologia”, juntamente com Doutor Moisés Cohen e Diego Astur. Gustavo é um dos dez mais bem colocados na prova para o título de especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT. [email protected] / drgustavoarliani.com.br

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.