São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Esporte 28/07/2021

Liberação de eventos esportivos com público em SP fica condicionada a testes

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Pré-largada da São Silvestre-2019 (Esportividade)

Observação (feita às 9h18 de 29 de julho de 2021): inscrições para Volta SP 10k são abertas; é feito ‘teste do cotonete’ na entrega de kit.

O provável fim de restrições no estado de São Paulo, previsto para 17 de agosto de 2021, não significa a retomada automática e irrestrita dos eventos esportivos com público. Embora preveja para esse dia a retirada de limites de horário e capacidade impostos durante a pandemia de covid-19, o governo estadual nega que já em meados de agosto, quando toda a população adulta paulista já terá tido sua vez de se vacinar contra a doença, tudo volte ao normal.

“Eventos que geram aglomerações – casas noturnas, shows de médio e grande porte, competições esportivas com público etc. – continuam proibidos, com possibilidade de reabertura condicionada aos resultados de eventos-modelo sob supervisão das autoridades de saúde e à averiguação do Centro de Contingência do Coronavírus”, diz o governo estadual.

Cena da corrida de verificação de protocolo de outubro de 2020 (Esportividade)

O evento-modelo de corrida de rua, por exemplo, está marcado para 29 de agosto de 2021, e as 1.200 inscrições serão vendidas a partir desta quinta-feira, 29 de julho.

Já neste domingo, 1º de agosto, academias de ginástica, por exemplo, poderão funcionar até a meia-noite — com capacidade limitada a 80% daquela pré-pandemia. O parque do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, poderá voltar a ficar aberto até essa mesma hora. Os parques estaduais terão seus horários integrais restabelecidos também em 1º/07.

“O acesso de clientes a shoppings, galerias, lojas de rua, bares e restaurantes deverá ser interrompido às 23h”, afirmou o governo paulista nesta quarta-feira (28). “O uso obrigatório de máscara em ambientes de acesso público, o distanciamento mínimo de um metro e o respeito a protocolos de higiene estão mantidos.”

A retomada efetiva de eventos esportivos com público em São Paulo depende dos testes a serem realizados e de fatores ainda desconhecidos, como problemas causados por novas variantes e duração da proteção proporcionada pelas vacinas. A aplicação da terceira dose da CoronaVac está em estudo.

Só para vacinados

Na cidade de São Paulo, o decreto número 60.396, do dia 23 de julho de 2021, autorizou feiras, convenções, congressos e outros eventos, exceto festas, desde que os participantes tenham recebido ao menos uma dose da vacina contra a covid-19 e que sejam atendidas as regras e as restrições de funcionamento dos estabelecimentos previstas no Plano SP.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.