São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Corrida de rua 13/04/2022

Maratona de SP-2022 mostra que muitos atletas inscritos ainda faltam às provas

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Maratona Internacional de São Paulo de 2022 (Esportividade)

Os resultados da 26ª Maratona Internacional de São Paulo, publicados oficialmente pela Yescom na manhã desta quarta-feira, 13 de abril de 2022, indicam a continuidade de um fato observado desde os primeiros eventos de corrida de rua remarcados em razão da pandemia de covid-19: a ausência acima do normal de atletas inscritos.

camVocê em ação na corrida: encontre e baixe sua foto
Clique aqui para ver suas fotos como participante da Maratona Internacional de SP-2022; encontre ainda as dos amigos!

A reportagem do Esportividade fez um levantamento sobre o evento do domingo passado (10) que levou em consideração os resultados oficiais, divulgados no site da empresa organizadora, e chegou à conclusão de que cerca de 8.600 corredores completaram sua prova, seja a de 5 km, seja a de 21,097 km, seja a de 42,195 km. No sábado (9), a Yescom havia informado o seguinte número de inscritos: 15.900.

Isso quer dizer que só 54% dos atletas concluíram a prova na qual estavam inscritos. Existiram casos de abandono – bem como de pessoas que estavam cadastradas na maratona, por exemplo, e (em cima da hora) optaram pela meia, sendo excluídas da classificação final. Certamente, então, havia mais de 8.600 corredores no dia 10 de abril.

Maratona Internacional de São Paulo de 2022 na avenida República do Líbano (Esportividade)

Por que atletas inscritos têm faltado aos eventos de corrida? São vários possíveis fatores. É preciso dizer que a maior parte das inscrições havia sido efetuada em 2019 e 2020, então é provável que algumas pessoas tenham parado de correr; outras podem até correr ainda, mas talvez não tenham mais condições de chegar ao fim de uma maratona, por exemplo.

O preço do deslocamento também tem de ser considerado, uma vez que existem atletas de outras cidades que participam do evento e os valores dos combustíveis subiram bastante de 2020 para 2022.

Alguns inscritos podem não ter tomado ao menos duas doses de vacina contra a covid-19, o que é uma exigência da Prefeitura de São Paulo para participantes de eventos.

Retirada de kit demorada

No sábado, 9 de abril de 2022, último dia de entrega de kits, formaram-se longas filas no shopping Light, na região central de São Paulo, onde era efetuada a retirada. Alguns corredores demoraram mais de duas horas para obter seu material de prova.

“Antecipadamente pedimos desculpas”, disse a Yescom, segundo a qual na quinta-feira e na sexta-feira 5.700 kits haviam sido retirados “e o local de entrega chegou a ficar vazio”.

“Mas a maioria deixou para sábado, e por isso as filas foram grandes. Diante disso, mudamos o horário de término para as 20h, aumentamos o efetivo e controlamos as filas para atender a todos”, afirmou a empresa organizadora. “Novamente, pedimos desculpas e seguimos trabalhando.”

Fotos: clique aqui e encontre as suas.

Resultados: clique aqui e confira o seu.

Comentários


  • Eduardo disse:

    A Yescom culpando corredores pela falta de organização na entrega de kits.
    uma maratona INTERNACIONAL com 15k inscritos, culpam os corredores por terem ido no sábado! Eles que usem o excell e vejam quantas pessoas vem de fora pra correr. Eternos amadores.

  • Tatiane Soares disse:

    Foi uma falta de respeito com os corredores o que a yescom fez… Foi desumano ! Era óbvio que a maioria das pessoas retirariam o kit no sábado. Local mais longe que o da edição anterior. Com certeza foi por causa do patrocinador ter uma loja nesse shopping, por isso que colocaram lá.

  • Fábio Andrade Teixeira disse:

    Oi, boa tarde!!!!!
    Tudo bem? Por favor, gostaria de saber quantas pessoas concluiram à maratona, muito obrigado pela atenção e ajuda.
    Parabéns pelo trabalho de vocês.

  • MARCELO SILVEIRA CHAVES disse:

    Fiquei muito tempo na fila e desisti de pegar o kit. Uma completa desorganização. Depois de uma hora e meia em pé num lugar lotado, pequeno e abafado, resolvi ir embora. Saí de Belo Horizonte só pra correr a prova. Corri sem chip, sem número e sem camiseta, e ainda tive que passar pela vergonha e humilhação de ser tratado como pipoca.

  • Marinalva Garcia disse:

    Eu retirei o Kit durante semana sem fila nenhuma, eu tinha essa opção mas tudo que vice descreveu foi bem colocado, estava no 42km e fui para os 21km pois não tinha treinado, devido a Pandemia.O preço de uma inscrição esta na percepção de tudo que é oferecido e um Evento desse porte deveria oferecer muito mais (Nem Gel e Energético eu Vi para os 42 km,….e quem chegava depis a12:00 as tendas ,já tinha encerrado o atendimento (massagem ,Piscina gelo etc.))

  • Alexandre @corretiozinho disse:

    Eu acredito que um dos fatores do “no show” não foi citado. Me refiro ao simples fato do inscrito não tomar conhecimento da data remarcada ou nem lembrar que estava inscrito. Esse foi inclusive meu caso. Só “lembrei” que estava inscrito porque comecei a receber emails sobre retirada de kit. A Yescom fez isso. mas não é algo comum entre os organizadores, apesar de essencial, tendo em vista que muitas inscrições foram feitas hà mais de 2 anos atras.

  • Luiz Guimarães disse:

    Infelizmente a inscrição foi realizada em 2019 e não havia essa imposição de tomar vacina. Não tomei e sequer pude retirar o kit que é meu por direito paguei por isso. Não ia me deslocar do Rio para São Paulo sem ao menos retirar meu kit. Vergonha YESCOM!!!!!

  • JOSE BATISTA FILHO disse:

    O pior é treinar ,correr os 21 km,e pra minha decepção, não consta minha participação no resultado

  • Jose Aparecido das Flores disse:

    O tapete do lado esquerdo estava zerado, por isso muita gente assim como eu passamos pelo tapete da esquerda, e já marcava um pouco mais de 16 minutos de prova, resultado, apesar de ter corrido todo o percurso, meu nome não consta na lista de chegada, vi muitas pessoas fazendo o mesmo que fiz, pois não ouvimos nenhuma orientação, tenho certeza que todas essas pessoas não constam na lista de chegada

    • Esportividade disse:

      Olá, José Aparecido! Isso pode ter relação, sim, com alguns resultados que não foram incluídos na classificação final. Bom feriado!

  • Firmino Justo Andrade disse:

    Boa tarde, quero receber meu certificado da maratona de São Paulo 2022 no meu celular

  • Firmino Justo Andrade disse:

    Boa tarde, quero receber meu certificado da maratona de São Paulo 2022 no meu celular

  • José Luiz Pagliaro disse:

    Bom Dia! Solicito mais uma vez a gentileza de me informar sobre os resultados da Maratona de SP. Não consigo visualizar qualquer resultado. A Yeacom informa que os resultados estão à disposição. Porém, não é possível localizar os mesmos. Vocês sabem o que está sucedendo? OBRIGADO.

  • José Luiz Pagliaro disse:

    Impossível saber o resultado da 26a. MARATONA DE SÃO PAULO. Cliquei nos resultados, adicionei meu nome e número 23901 nos 5 km. Não acontece nada. Vocês são jornalistas. Divulgam os resultados entregues pela organizadora e nada. Isto realmente não é função de vocês. Sugestão: tentem entrar em contato com a Yescom. Estou tentando várias vezes e nada. Talvez vocês possam investigar o que está acontecendo. Seria uma ótima matéria. 8 dias depois do evento e nada. Repito: já fiz contato várias vezes com a Organização e eles pedem para esperar ou checar na listagem Qual listagem? Agradeço uma vez mais.

  • Deixe seu comentário


    Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.