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Automobilismo 30/07/2014

Novo asfalto de Interlagos reduzirá desgaste de pneus, diz GP do Brasil

Por Esportividade
Obras em Interlagos em 16 de julho (José Cordeiro/SPTuris)

Obras em Interlagos em 16 de julho (José Cordeiro/SPTuris)

Os organizadores do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 passaram nesta quarta-feira, 30 de julho, mais informações sobre o novo asfalto do autódromo de Interlagos. Segundo eles, os objetivos são deixar a camada asfáltica ainda mais uniforme que a antiga, já elogiada pelos pilotos, e minimizar o desgaste de pneus. Para isto, as pedrinhas de granito que comporão o novo asfalto vão sofrer um trabalho de britagem para torná-las levemente arredondadas. Sem as pontas, o asfalto torna-se bem menos abrasivo sem perder as condições de aderência. Cerca de 20 mil toneladas de asfalto – mil viagens de caminhão – serão utilizadas para o recapeamento completo do traçado.

Obras em Interlagos em 16 de julho (José Cordeiro/SPTuris)

Obras em Interlagos em 16 de julho (José Cordeiro/SPTuris)

Também foram informadas as novas medidas da entrada dos boxes, que, como já havia antecipado o Esportividade em 11 de abril de 2014, ficará mais segura. Passará dos atuais 30 metros (15 m de pista e 15 m de entrada) para 45 m (15 m de pista e 30 m de entrada). No local será erguido um muro de concreto 300 m de extensão por 10 m de altura com dois portões para ajudar a esvaziar rapidamente o grid na hora da largada.

“Na saída dos boxes, na segunda perna do ‘S’ do Senna, haverá uma nova área de escape de 10 menos de largura, sem alterar o ponto de tangência para a entrada na pista”, informa ainda a organização do GP.

Obras em Interlagos em 16 de julho (José Cordeiro/SPTuris)

Obras em Interlagos em 16 de julho (José Cordeiro/SPTuris)

Uma das primeiras ações feitas na semana em que o autódromo foi fechado para as obras (duas atrás) foi a remoção de piso do pit lane, cujo novo foi pensado para garantir uma melhor drenagem. Na “inner lane”, a pista interna onde os carros estacionam, o piso será de concreto; na “fast lane”, por onde os carros entram e saem dos boxes, o revestimento será de asfalto.

Também nesta fase estará em andamento a preparação de uma área para receber os boxes auxiliares. A construção dessa estrutura faz parte do projeto para 2015, que engloba também a reforma dos boxes atuais e a ampliação do paddock. Quem contratou as empresas para executar os trabalhos foi a SPObras, companhia municipal.

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