São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Nutrição 13/02/2014

Nutricionista dá dicas de alimentos que ajudam a “secar a barriga”

Por Alex Whitaker

3363654727_0eb049ab5c_z

Com o verão em alta, muitas pessoas procuram uma dieta com o mesmo objetivo – “secar a barriga”. E muitos não sabem que alguns alimentos possuem componentes que ajudam a reduzir medidas da cintura, mas, claro, sempre alinhados à dieta e à prática de exercícios físicos. Por isso, vale destacar: não existe milagre!

Há uma lista de alimentos com ações termogênicas e com uma composição de nutrientes que aceleram o metabolismo e ajudam na queima de gordura, além de trazerem muitos outros benefícios à saúde. Conheça algumas opções e a forma que esses alimentos atuam no organismo.

feijão preto apresenta um alto teor de proteína sem gordura saturada e fibras, o que o levou a ser um dos alimentos mais completos e atuantes no emagrecimento. Mas é importante lembrar que todos os benefícios não podem ser considerados se preparado como feijoada.

Fonte natural de fibras, a aveia proporciona uma sensação de saciedade ao longo do dia, evitando que a pessoa sinta fome, e presta auxílio ao bom funcionamento do intestino se acompanhada da ingestão de água – em média dois litros por dia.

Os temperos também têm um papel importante na “secagem da barriga”. A ação termogênica de alimentos como gengibre, mostarda, canela e pimenta age diretamente no metabolismo. Além disso, eles são ricos em capsaicina, responsável pelo sabor picante dos temperos e que também auxilia para equilibrar o desejo de consumo de doces.

Considerado uma fruta com alto teor calórico, o abacate é fonte de gordura boa e ameniza as células de gorduras no abdômen, além de ser fonte de muitas fibras e proteínas ao organismo.

Já o salmão se caracteriza por ser uma proteína magra, rica em ômega 3 e sem gorduras saturadas, diferentemente da carne vermelha, por exemplo.

Muito consumidos nos últimos tempos, os chás verde e branco são ricos em catequinas, compostos que ajudam a reduzir o açúcar no sangue e estimulam o funcionamento do intestino, além de acelerar o metabolismo.

óleo de coco tem uma forte atuação para reduzir as gorduras da barriga. Com alto teor  de triglicerídeos de cadeia média,  o óleo de coco se transforma em energia quando chega ao fígado, atuando no metabolismo e dando mais disposição ao indivíduo. Além disso, é rico em substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que assumem a tarefa de secar a barriga.

semente de chia traz uma grande concentração de proteínas e  solúveis, atuando diretamente na diminuição da fome e no metabolismo.

Mesmo com tantos benefícios, é importante entender as necessidades físicas do indivíduo para se alinharem as quantidades dos alimentos e conquistas os resultados. Para isso, consulte o nutricionista.

Sobre Alexsander Whitaker

É nutricionista, com especialização em nutrição esportiva e vigilância sanitária. Ao longo de sua carreira, atuou como chefe da divisão de alimentos da vigilância sanitária da Prefeitura de Itapevi e como professor do curso livre de nutrição do Senac. Também é responsável pela alimentação de renomados atletas paraolímpicos e praticantes de atividades físicas. Atualmente, está como nutricionista responsável pela equipe de atletismo, judô e vôlei do Centro de Excelência do Esporte do Governo do Estado de São Paulo (Projeto Futuro) e nutricionista da academia Edge Life Sports.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.