São Paulo - região metropolitana
Nutrição 19/12/2013

Os mitos e as verdades sobre os alimentos termogênicos

Por Alex Whitaker

3351310627_5af9ca7cd5_z

Uma ajuda para encarar uma dieta para perder peso é sempre bem-vinda, não é? É aí que entra a ação dos alimentos termogênicos. Mas, para o bom aproveitamento de seus nutrientes, é importante entender e diferenciar as verdades e os mitos sobre esses alimentos.

Conhecidos e muito requisitados pelo público, alimentos como chá verde, ginseng, pó de guaraná, gengibre e pimenta levam a fama de auxiliar na redução de peso. As substâncias encontradas nos alimentos termogênicos proporcionam mais disposição e energia à pratica de atividades físicas, bem como à rotina diária.

Essa atuação resulta na aceleração do metabolismo, podendo levar à queima de gordura. No entanto, muitas pessoas acreditam que somente o consumo desses tipos de alimentos já basta para diminuir alguns números da balança.

Esse é um o grande mito: os alimentos termogênicos não atuam sozinhos. A perda de gordura atinge um percentual pequeno, em torno de apenas 5% a mais do que o gasto normal.

Para que se consigam os resultados esperados, o consumo precisa estar associado aos outros alimentos da cadeia e, também, à pratica de atividades físicas e esporte.

Existem outros alimentos que não se enquadram na cadeia dos termogênicos e que, se consumidos de forma adequada, podem levar a um gasto maior. Como exemplo, a proteína, que pode levar a um gasto metabólico de até 15%. Vale lembrar que somente o consumo de um único alimento prejudica a saúde do indivíduo e não garante a redução de peso.

Entre as vantagens desses alimentos, vale destacar o aumento na energia que o organismo gasta para manter o corpo em movimento. Uma dica valiosa é ingerir esses alimentos antes dos treinos. Assim é possível potencializar a queima de gordura que já aconteceria durante o exercício.

Preferência nacional e uma das substâncias mais consumidas pelas pessoas é o tão famoso café de todos os dias. Consumir duas xícaras pequenas da bebida ajuda a acelerar o metabolismo e atua como estimulante para o organismo.

Conheça os benefícios de alguns alimentos termogênicos e as alternativas de consumo:

Chá verde: essa bebida passou a ser muito consumida, principalmente pelos praticantes de atividade física. Com alta concentração de catequinas, o chá verde não prejudica a absorção de nutrientes e pode ser ingerido durante as refeições.

Guaraná em pó: essa substância tem ação estimulante e é uma forte aliada na atenção e para o rendimento no esporte.

Pimentas em geral: esse tempero tão consumido pelo brasileiros, além de ser estimulante, incita a secreção gástrica. Estudos indicam que o consumo de pimenta leva ao aumento de gasto energético depois das refeições.

Óleo de coco: a gordura “boa” encontrada adia o esvaziamento gástrico, o que aumenta a sensação de saciedade, reduzindo a fome. Além disso, é um antioxidante concentrado e acelera a queima de gordura.

Sobre Alexsander Whitaker

É nutricionista, com especialização em nutrição esportiva e vigilância sanitária. Ao longo de sua carreira, atuou como chefe da divisão de alimentos da vigilância sanitária da Prefeitura de Itapevi e como professor do curso livre de nutrição do Senac. Também é responsável pela alimentação de renomados atletas paraolímpicos e praticantes de atividades físicas. Atualmente, está como nutricionista responsável pela equipe de atletismo, judô e vôlei do Centro de Excelência do Esporte do Governo do Estado de São Paulo (Projeto Futuro) e nutricionista da academia Edge Life Sports.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.