São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Corrida de montanha 27/03/2022

Participamos da Igaratá 23k e explicamos o porquê de o evento ser tão popular

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Atletas veem represa durante IGT23k, etapa Go, de 2022 (Esportividade)

Fotos: clique aqui e encontre as suas.

Resultados: 23 km (clique aqui); 10 km (clique aqui).

O que a Igaratá 23k tem de tão especial? Essa pergunta ficou no ar em março de 2019, quando houve tantos compartilhamentos sobre o evento em grupos de Facebook – como o Amantes da Corrida – que foi impossível ignorá-lo. Depois de três anos, em 27 de março de 2022, pude entender por que a IGT23k, embora com cerca de 27% dos participantes de 2019 devido ainda às consequências da pandemia de covid-19 (houve uma redução geral no mercado), faz tanto sucesso entre os corredores de montanha amadores.

camVocê em ação na corrida: encontre e baixe sua foto
Clique aqui para ver suas fotos como participante da Igaratá 23k de março de 2022; ache ainda as dos amigos!

O primeiro fator é, sem dúvida, o percurso. Boa parte dele é percorrida apenas uma vez pelos atletas, e o único trecho em comum, de 3 km, é usado no sentido inverso quando do retorno ao campo de futebol. As diferentes paisagens, desde eucaliptos até uma represa, contribuem para a sensação de não repetição.

Subida mais forte da IGT23k (Esportividade)

Subidas não faltam ao trajeto mais longo, e a mais acentuada delas representa um ganho de altitude de 295 metros em cerca de 3,5 km – até o km 6,5. Caminhar ali é inevitável para a grande maioria dos corredores. Como “tudo que sobe desce”, a descida é bem-vinda. Por ser gradual, permite que se desenvolva velocidade por quatro quilômetros. Ainda há duas subidas não tão íngremes, mas que levam à caminhada, uma delas a poucos metros da chegada.

Minutos antes da largada da Igaratá 23k de março de 2022 (Esportividade)

Outro motivo é a localização do município. Fazendo divisa com Jacareí, atrai participantes de outras cidades do Vale do Paraíba, como São José dos Campos. Além disso, como é acessado também pela rodovia Dom Pedro I, atletas da região de Campinas facilmente chegam lá, assim como os da capital paulista, que utilizam a rodovia Presidente Dutra. A ZBRClama disponibilizou estacionamento gratuito a cerca de 1 km da “arena”.

Caminhar nas subidas foi o jeito para muitos atletas (Esportividade)

Pensando nos participantes da região metropolitana de São Paulo, houve uma entrega de kits para eles na quarta-feira, dia 23 de março de 2022, na Decathlon Morumbi. Interioranos puderam obter seu material de prova até um pouco antes da largada.

Trecho da represa, o mais belo do percurso da IGT23k (Esportividade)

Permitindo às equipes e às assessorias montar tendas, a empresa organizadora da IGT23k consegue contar com grupos de atletas que se reúnem e até fretam ônibus para ir a Igaratá. A premiação (com troféus) por categoria etária chama atenção deles, uma vez que, hoje em dia, poucos eventos a fazem.

Chegada da IGT23k de março de 2022 (Esportividade)

Em março de 2022, a distância com maior número de participantes foram os 23 km, com 796 medalhistas, e os 10 km foram concluídos por 659. A etapa da vez foi a Go, pois, em 6 de novembro, o sentido de prova será invertido na Back.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.