São Paulo - região metropolitana
Futebol 12/12/2013

Paulistas fazem até 73 jogos em 2014, número ideal para o Bom Senso

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
Rogério defende bola com Emerson ao lado (Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians)

Rogério defende bola com Emerson ao lado (Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians)

Com o vice-campeonato da Ponte Preta na Copa Sul-Americana de futebol de 2013, não haverá times do Estado de São Paulo na Libertadores de 2014. A consequência disso é que as equipes paulistas farão, no máximo, 73 jogos oficiais no próximo ano, número considerado o ideal pelo Bom Senso FC, movimento de jogadores pela reformulação do calendário do futebol brasileiro.

O Campeonato Paulista começa no fim de semana de 19 de janeiro e tem nova fórmula: na primeira fase, serão 15 jogos de cada clube, e os integrantes de cada um dos quatro grupos não farão duelos entre si. As quartas de final e as semifinais serão disputadas em jogo único; a final, em dois confrontos, o último deles em 13 de abril.

A Copa do Brasil terá início em março e se estenderá por boa parte do ano. Um clube que chegar à final atuará até 14 vezes, com possibilidade de redução pela eliminação de jogos de volta caso, como visitante, vença a primeira partida por dois ou mais gols de diferença na primeira e segunda fases. Os paulistas que estarão na Copa do Brasil de 2014 são Corinthians, Portuguesa, Santos, São Bernardo e São Paulo.

Os campeonatos nacionais de futebol, como o Brasileiro da Série A, serão iniciados no fim de semana de 20 de abril. Serão realizadas nove rodadas antes da Copa do Mundo e 29 depois dela.

Caso um time seja eliminado na terceira fase da Copa do Brasil, tendo disputado seis jogos nela, esteja apto a disputar a Copa Sul-Americana e avance à final dela, disputará mais dez jogos na competição continental.

Leia também:
Conheça como surgiu e quais são as propostas do movimento Bom Senso

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.