São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Esporte 09/06/2020

Pessoas com deficiência assistem a vídeos com dicas de exercícios físicos

Por Esportividade

Nadador Roberto Alcalde ensina movimentos (CPB/Reprodução)

Pessoas com deficiência agora contam com uma plataforma online desenvolvida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para se exercitar. Trata-se do Movimente-se (clique aqui), que oferece aulas gratuitas voltadas exclusivamente a deficientes físicos e visuais. Também estão disponíveis no YouTube (clique aqui).

O projeto objetiva “democratizar a prática de exercícios físicos para os cadeirantes, paralisados cerebrais, amputados e deficientes visuais que não têm acesso a uma orientação profissional personalizada”.

Na segunda aula, por exemplo, os atletas Lorena Spoladore, Roberto Alcalde, Vinícius Rodrigues e Verônica Hipólito demonstram como executar as atividades.

“Aos poucos, os exercícios ficam mais difíceis, mas isso é bom. Quanto maior a constância na atividade, mais rapidamente os resultados virão. Quando você começar a sentir que os exercícios estão ficando mais fáceis, é porque está ficando mais forte”, disse o nadador medalhista dos Jogos Parapan-Americanos de Lima-2019 Roberto Alcalde, que nasceu com mielomeningocele, uma má-formação congênita na coluna vertebral.

“Antes de ser atleta, não sabia o que conseguia ou não fazer de exercícios físicos por causa da cadeira e descobri aos poucos sozinho; essa iniciativa do CPB vai ajudar muita gente a se conhecer melhor fisicamente”, afirmou o nadador.

Cada aula é voltada para um perfil de deficiência e consiste em aquecimento, exercício principal e volta à calma (relaxamento).

Deixe seu comentário