São Paulo - região metropolitana
Tênis 30/09/2014

Pinheiros é novo local de disputa do ATP Challenger Tour Finals em 2014

Por Esportividade
Filippo Volandri comemora título em São Paulo (William Lucas/Inovafoto)

Filippo Volandri comemora título em São Paulo (William Lucas/Inovafoto)

Assim como ocorre desde a primeira edição, São Paulo será a cidade do ATP Challenger Tour Finals em 2014. Neste ano, pela primeira vez o evento será no Esporte Clube Pinheiros. Em 2013, aconteceu na Sociedade Harmonia de Tênis, e o italiano Filippo Volandri derrotou o colombiano Alejandro González e tornou-se o campeão; nos dois anos anteriores foi realizado no ginásio do Ibirapuera com títulos do argentino Guido Pella (2012) e do alemão Cedrik-Marcel Stebe (2011). O torneio será disputado de 19 a 23 de novembro.

Estão classificados para o ATP Challenger Tour Finals os sete melhores desta temporada do Challenger Tour da ATP, mas nem todos os sete às vezes se dispõem a vir ao Brasil, e as vagas vão para os que ocupam as posições seguintes do ranking. Para que se defina quem vai poder competir em São Paulo, será contabilizado o número máximo de dez torneios da série challenger. Também participará do evento um tenista convidado, que em 2013 foi o brasileiro Guilherme Clezar.

O ATP Challenger Tour Finals será disputado no novo ginásio coberto de tênis do Pinheiros, onde será montada uma arquibancada com capacidade para mil pessoas assistirem ao torneio. Vai ser jogado no saibro e distribuir uma premiação de US$ 220 mil e pontos para o ranking mundial da ATP.

“O Esporte Clube Pinheiros forma campeões na modalidade há anos e se orgulha em receber os tenistas para essa inauguração. Certamente será um evento que fará parte da história já centenária do clube”, disse o presidente do Pinheiros, Luís Eduardo Dutra Rodrigues.

Se for levado em consideração o número de pontos distribuídos para o ranking da ATP, os torneios da categoria challenger estão atrás dos Grand Slams, do ATP World Tour Finals, dos Masters 1000, dos ATP 500 e dos ATP 250. São voltados, então, para jovens tenistas ou mais experientes tenistas que não estão bem posicionados e procuram uma forma de subir no ranking enfrentando adversários mais fracos.

No ATP Challenger Tour Finals, os oito jogadores são divididos em dois grupos, dentro dos quais cada um joga três vezes, e os dois melhores de cada grupo passam para as semifinais.

O brasileiro João Souza, o Feijão, é atualmente o terceiro que mais pontos obteve em torneios challenger de 2014. Já disputou 18 neste ano, tendo vencido o Aberto de São Paulo, no parque Villa-Lobos, em janeiro, e obtido 125 pontos por causa disso.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.