São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Automobilismo 27/07/2013

Preparo físico: Bruno Senna treina 6 dias por semana para poder pilotar

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
Bruno Senna conversa com engenheiro (AMR Divulgação/MF2)

Bruno Senna conversa com engenheiro (AMR Divulgação/MF2)

O trabalho de um piloto de uma grande categoria do automobilismo não começa no primeiro treino do GP. Na verdade, ele não pode se dar ao luxo de relaxar totalmente e deixar de lado a disciplina – nem mesmo nas férias. Antes de entrar no cockpit, é necessário suar muito para estar fisicamente bem preparado para as provas. Bruno Senna, por exemplo, tem apenas um dia de descanso durante a semana. Em quatro dos seis dias de atividades físicas, treina em dois períodos. Tudo para aguentar pilotar um carro de corrida por oito horas, que, embora não sejam consecutivas, são intensas.

Bruno atualmente disputa o Campeonato Mundial de Endurance pela Aston Martin Racing. Embora não esteja mais submetido às grandes forças G de um carro de Fórmula 1, não alterou muito sua rotina de treinos físicos. Corre, nada, pedala, faz musculação.

“Quanto à preparação física pura, a Fórmula 1 é muito mais exigente do que o endurance”, disse. “A diferença é que, no endurance, você passa mais tempo dentro do carro.”

Em junho, o piloto disputou pela segunda vez as 24 Horas de Le Mans. De acordo com ele, além de ser importante descansar fisicamente nos intervalos de pilotagem, é fundamental se desligar mentalmente também. “No endurance, você precisa saber se desconectar e descansar sua cabeça. Na parte física, o importante é você estar bem alimentado, bem hidratado, não perder a energia e manter a concentração.”

Opções para 2014

Sobre seu futuro, Bruno Senna afirmou não ter definições: “Continua em aberto ainda. Permanecer na Aston é uma das opções que tenho para 2014. Eles demonstraram muito interesse em assinar comigo para o ano que vem. Já expressei no começo do ano vontade de testar um carro da Nascar, mas isso ainda não aconteceu. Você nunca diz não para a Fórmula 1, mas, para valer a pena, tem de ser uma oportunidade muito boa. Existem oportunidades na Indy, Nascar, Stock, em várias categorias de turismo”.

O Aston Martin que Bruno Senna pilota (AMR Divulgação/MF2)

O Aston Martin que Bruno Senna pilota (AMR Divulgação/MF2)

6 Horas de São Paulo

O ex-Williams foi confirmado nas 6 Horas de São Paulo, prova que será disputada em 1º de setembro. Ele dividirá a pilotagem de um Aston Martin Vantage V8 da categoria LMGTE Pro com o francês Frédéric Makowiecki. Fernando Rees mais uma vez competirá com a Labre Competition pilotando um Chevrolet Corvette C6-ZR1 junto com os franceses Patrick Bornhauser e Julien Canal (categoria LMGTE AM).

O nome de Lucas di Grassi não está entre os seis da Audi para Interlagos na primeira lista de inscritos divulgada. O de Antonio Pizzonia também não está presente.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.