São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Golfe 12/03/2014

Principal torneio de golfe do Brasil é disputado em um “oásis” paulistano

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
São Paulo Golf Club, onde acontece o Brasil Champions (Esportividade)

São Paulo Golf Club, onde acontece o Brasil Champions (Esportividade)

Quem vê fotos do São Paulo Golf Club não imagina que está localizado em uma região bastante movimentada da capital paulista. A sede do Brasil Champions, o mais importante torneio de golfe do Brasil, integrante do Web.com Tour, está situada nas proximidades das avenidas das Nações Unidas (marginal Pinheiros) e Washington Luís, na zona sul paulistana. É um local pacífico em meio ao trânsito pesado – uma quebra do cinza da metrópole com o verde da vegetação. Nesse “oásis”, golfistas disputarão de quinta-feira (13) a domingo (16) a etapa brasileira do circuito de acesso ao PGA Tour, badalado campeonato dos EUA. A premiação total será de US$ 800 mil.

Considerado o primeiro de golfe do Brasil, o clube, que se chamava São Paulo Country Club, foi fundado em 1901 onde hoje está o bairro da Bela Vista – após alguns anos de jogos na Chácara Dulley, no atual Bom Retiro. Com o crescimento da região e a aceleração do processo urbano, porém, os golfistas precisaram procurar outro lugar e, em 1913, o clube mudou-se para uma área entre os bairros Vila Mariana e Jabaquara, provavelmente em terrenos da The São Paulo Tramway, Light and Power Company, até que, em 1915, instalou-se no município de Santo Amaro (independente da cidade de São Paulo até 1935), onde permanece até os dias de hoje.

São Paulo Golf Club, onde acontece o Brasil Champions (Esportividade)

São Paulo Golf Club, onde acontece o Brasil Champions (Esportividade)

Antes praticamente interiorana, tal região hoje em dia é totalmente urbanizada, mas lá continua o clube, que se mantém como uma ilha de tranquilidade. “Sou de uma cidade mais calma, Curitiba, e realmente sinto esse choque bastante grande”, disse o golfista Daniel Stapff. “Levei 1h20 para chegar ao clube, e não estou acostumado com esse tipo de coisa. Daí você entra aqui, que é um paraíso para o golfista. É uma sensação muito boa você chegar aqui, com essa paisagem, esse cheiro, essa paz, depois de estar nesse trânsito, com motoboy passando de tudo quanto é lado.”

O jogador paulista Rafael Becker mencionou outro caso parecido com o paulistano. “Disputei o Aberto do Chile em 2013, e o campo de Los Leones é no meio de Santiago. É todo cercado por prédios. Dá sensação de alívio por sair do caos do trânsito”, contou.

O carioca Felipe Navarro se disse privilegiado por poder jogar em uma área como essa: “Esse clube aqui é diferente de todos os outros, tem uma ‘vibe’ diferente, é centenário. Há verde para todos os lados, árvores coloridas, passarinhos… Poder trabalhar em um lugar como esse é um privilégio. Só engrandece nosso trabalho”.

São Paulo Golf Club, onde acontece o Brasil Champions (Esportividade)

São Paulo Golf Club, onde acontece o Brasil Champions (Esportividade)

O norte-americano Todd Hamilton, vencedor do Open Championship de 2004, sente-se deslocado em grandes cidades. “Cresci em uma cidade pequena [Oquawka, no Estado de Illinois], com pouco mais de mil habitantes. Lá havia apenas um semáforo. Apesar de já ter viajado para muitos lugares do mundo, para mim ainda é um choque ver uma cidade grande, especialmente uma tão enorme quanto essa. Morava bem perto do campo de golfe, então não tinha de enfrentar congestionamento algum”, declarou.

Assim como o rugby, o golfe voltará a ser uma modalidade olímpica nos Jogos de 2016, os do Rio de Janeiro. O que definirá quem irá para a Olimpíada será o ranking. Daniel Stapff, Rafael Becker e Felipe Navarro são três dos golfistas brasileiros que tentarão se classificar.

Ingressos

Os convites para quem deseja ver de perto o Brasil Champions são gratuitos e devem ser solicitados pelo e-mail [email protected] e retirados em dois pontos: hotel Blue Tree Morumbi (avenida Roque Petroni Junior, 1000; Brooklin) ou no FPG Golf Center (rua Deputado João Bravo Caldeira, 273; Planalto Paulista), a academia de golfe da Federação Paulista de Golfe.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.