São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Esporte 23/05/2022

Quatro maiores tendências da indústria de jogos a serem observadas

Por Esportividade

Mulheres estão cada vez mais envolvidas em eSports (RODNAE Productions/Pexels)

Com os lançamentos do Xbox Series X e do PS5, a indústria de jogos sem dúvida testemunhará algumas mudanças significativas dentro dos próximos cinco anos. Jogos eletrônicos estão em ascensão. Vários relatos sobre diferentes torneios e eventos são relatados regularmente em sites de notícias de eSports no Brasil.

O hardware da próxima geração, no entanto, não é a única tendência na indústria de jogos que vale a pena ser observada. Há muitas cruciais que vão transformar a maneira como as pessoas interagem e jogam seus jogos favoritos nos próximos anos. Neste texto, analisaremos as quatro maiores tendências da indústria de jogos a que os fãs devem ficar atentos.

1) Aumento da diversidade no mundo dos jogos

Embora a maioria dos jogos móveis atraia as mulheres, é um fato conhecido que os jogadores são na sua maioria homens. A tendência recente, entretanto, é mais mulheres assumirem eSports, PC e console de jogos. Uma pesquisa mostra que cerca de 45% dos jogadores são mulheres, o que significa que a divisão está se aproximando de 50%/50%.

Não apenas isso: a indústria está começando a prestar muita atenção à representação de gênero nos jogos. Muitos desenvolvedores agora tornam as mulheres e as minorias proeminentes no mundo virtual que eles criam.

2) As novas plataformas de jogos de computador estão desafiando o Steam

Atualmente, o valor da indústria de jogos de PC é estimado em 35 bilhões de dólares – de acordo com relatórios. Antes, a participação no mercado de jogos de computador era predominantemente de propriedade do Steam, o marketplace da Valve. O domínio se reflete na alta porcentagem de editores de jogos que têm seus jogos na plataforma Steam. A razão para isso é simples.

O Steam teve a vantagem de ser o pioneiro e uma das primeiras plataformas em que o jogador podia visualizar, comprar e jogar jogos. Hoje, novas plataformas estão surgindo para desafiar o Steam. Uma delas é a GOG, que oferece jogos mais antigos que não estão disponíveis no Steam – bem como os principais lançamentos.

3) Os jogos em nuvem estão se expandindo

O cloud gaming está resolvendo os problemas associados à compra de jogos online. Em vez de baixar jogos, o que poderia levar horas, ou procurar hardware de tamanho maior que possa acomodar o tamanho de um jogo, você pode transmiti-lo em tempo real.

Isso é o que o cloud gaming está oferecendo. Não requer o download de nenhum jogo, e mais consumidores adotam essa forma de acesso aos jogos.

4) Os consoles next-gen continuarão a lutar pela participação no mercado

Após os lançamentos de Xbox Series X e PlayStation 5, é óbvio que esses dois gigantes do console continuarão a lutar por um lugar de destaque e uma fatia de mercado maior.

Embora seja impossível prever o vencedor na rodada de guerras de consoles, a verdade é que os gamers continuarão a ter uma melhor experiência de jogo. Esses dois gigantes – com o Nintendo Switch – continuarão a moldar as tendências na indústria de jogos nos próximos anos.

Conclusão

Essas são as tendências na indústria do jogo que merecem atenção. Embora sejam importantes, é essencial mencionar que a indústria do jogo é dinâmica. Novos jogos alimentados por novas tecnologias chegarão ao mercado e poderão mudar as perspectivas da indústria nos próximos anos.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.