São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Nutrição 03/10/2014

Saiba qual é o corte de carne mais magro para você escolher para a dieta

Por Ana Carolina R. Amorim

carnesmagras

Está aqui a resposta para quem fica com dúvida sobre qual corte de carne escolher para a sua dieta!

Aves: peito.
Bovino: filé mignon, lagarto, alcatra, patinho, coxão duro e coxão mole.
Suíno: pernil e lombo.

Foi avaliada a quantidade de gordura saturada dessas carnes, a qual ficou entre 4,2 g e 2,3 g, e a de colesterol, entre 59 mg e 53 mg, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, 2011.

Se colocarmos em um ranking qual a mais magra dessas, o peito de frango ganharia; depois viriam lagarto bovino e lombo de porco, este tão magro quanto o filé mignon.

Não citei o peixe e a soja porque quero mostrar as opções mais utilizadas no cardápio brasileiro, mas com certeza entrariam na frente do peito de frango.

Muitas pessoas podem ficar surpresas como a carne de porco pode ser tão magra. Sim, é magra pois tem menos gordura saturada e colesterol do que os outros cortes – lembrando que não são todos, e sim o lombo, podendo assim variar mais o cardápio e entrar tranquilamente em dietas para perda de peso ou dieta saudável.

É claro que todas essas carnes para serem consideradas magras dependem do modo de preparo, e é sempre a melhor opção grelhá-las ou assá-las.

Sobre Ana Carolina R. Amorim

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo. Experiência como nutricionista responsável pelo setor de Dietas Metabólicas do Hospital das Clínicas da FMUSP. Nutricionista capacitanda no setor de Dietas Metabólicas e Unidades de Internação do Hospital das Clínicas da FMUSP. Nutricionista na área de produção na empresa Avenance. Elaboração de trabalhos de consultoria nutricional em casas de repouso, home care e restaurantes comerciais. Entre em contato com ela por e-mail [email protected] ou telefone (11) 98259-9504. Instagram: nutrianacarol. Página no Facebook: clique aqui.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.