São Paulo - região metropolitana
Futebol 26/02/2015

São Paulo encheria 75% do Morumbi com público dos quatro jogos de 2015

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
Atacante Luis Fabiano, do São Paulo, no Morumbi (Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Atacante Luis Fabiano, do São Paulo, no Morumbi (Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Se os pagantes dos quatro jogos que o São Paulo disputou como mandante até agora em 2015 fossem colocados no Morumbi, o estádio ficaria apenas 75% cheio. O início de temporada do clube é confuso fora de campo: as duas primeiras partidas ocorreram no Pacaembu por causa da reforma do gramado do Morumbi; quando a equipe voltou para casa, estreou um novo sistema de venda de ingressos, que se mostrou problemático nessa primeira fase, e colocou preços considerados altos pelos torcedores.

O público pagante acumulado deste ano, por enquanto, é de 48.440, e no Morumbi atualmente o São Paulo põe à venda até 64.438 ingressos. Muito mais baixo que o esperado foi o número de pagantes no estádio são-paulino na noite 25 de fevereiro, em que o clube tricolor enfrentou o uruguaio Danubio necessitando de uma vitória para minimizar os efeitos da derrota (por 2 a 0) para o Corinthians na semana anterior: 16.689, somente 2.208 pagantes a mais que em São Paulo x XV de Piracicaba no Pacaembu.

Com a mudança de sistema, da Total Acesso para a Smartmove, houve problemas na migração do banco de dados em que ficam armazenados os dados dos participantes do programa Sócio Torcedor.

No sábado passado, quando o São Paulo goleou o Grêmio Osasco Audax por também 4 a 0, a reportagem do Esportividade conversou com um torcedor que comprou um ingresso normal mesmo sendo sócio-torcedor por não ter conseguido adquirir entrada pelo novo site. Naquele dia, em que o Morumbi recebeu somente 9.772 pagantes, mais de dois minutos eram gastos por pessoa na compra de entradas nas bilheterias – e com pagamento em dinheiro –, o que provocou grandes filas.

Os membros do Sócio Torcedor pagaram no mínimo R$ 40 para assistir a São Paulo 4×0 Danubio, e os não participantes do programa tiveram de desembolsar três vezes mais por um ingresso inteiro. O ST são-paulino é bem diferente do Avanti palmeirense, por exemplo, em que há como, dependendo do plano e do setor escolhidos, o sócio-torcedor não pagar nada a mais por um tíquete. Entretanto, o São Paulo comemorou o fato de ter recebido em fevereiro 8 mil novos STs – especialmente por causa do pacote para os três jogos da primeira fase da Libertadores-2015 no Morumbi que eles tiveram direito de adquirir.

Outro fator impediu que os torcedores fossem ao Morumbi na quarta-feira: a chuva que caiu à tarde em São Paulo e causou alagamentos e interrupção de linhas da CPTM. O total arrecadado, porém, foi até alto: R$ 1.107.468,27.

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