São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS

São Paulo sedia os Jogos Parapan-Americanos de jovens em 2017

Por Esportividade
Nadadores exibem medalhas obtidas no Parapan de jovens de Buenos Aires (CPB)

Nadadores exibem medalhas obtidas no Parapan de jovens de Buenos Aires (CPB)

Só o futebol olímpico passará por São Paulo em 2016, mas no ano seguinte será a vez de a cidade sediar os Jogos Parapan-Americanos de jovens de 20 a 25 de março. Cerca de mil atletas com idade entre 14 e 21 anos, oriundos de 20 países, participarão do evento, que contará com 12 modalidades e será organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

Além da competição, o CPB também ficará responsável por sediar a Assembleia-Geral do Comitê Paralímpico das Américas às vésperas do Parapan e também por implementar o Programa de Educação dos Jogos para Jovens, que terá como público-alvo os atletas, técnicos e dirigentes participantes.

Andrew Parsons, Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro e vice-presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), se mostrou satisfeito com a escolha de São Paulo. “O CPB fica extremamente feliz por obter o direito de sediar uma competição como os Jogos Parapan-Americanos de jovens na cidade de São Paulo. Após os Jogos Paraolímpicos do Rio-2016, o reconhecimento do esporte paraolímpico estará no seu auge nas Américas. O que poderia ser mais motivador a atletas jovens do que competir no país que acabou de sediar os Jogos Paraolímpicos?”, afirmou.

José Luis Campo, presidente do Comitê Paralímpico das Américas, disse: “Desde a primeira edição dos Jogos Parapan-Americanos de jovens, em 2005, na Venezuela, o evento tem crescido. Tenho confiança de que, em 2017, São Paulo sediará a melhor competição da história. É importante ao desenvolvimento de atletas jovens que eles tenham a chance de competir no mais alto nível. Essa é a função do Parapan de jovens. Já vimos atletas que saíram vitoriosos nesses eventos e que competiram nos Jogos Paraolímpicos. Muitos desses competirão em São Paulo também”.

Buenos Aires (Argentina) foi a sede da mais recente edição dos Jogos, em outubro de 2013. Na ocasião, o evento atraiu cerca de 600 atletas, de 16 países, para competir em dez modalidades. O Brasil liderou o quadro de medalhas do Parapan-2013 com 209 pódios, sendo 102 de ouro.

A primeira edição do ogos Parapan-Americanos de jovens aconteceu em 2005, em Barquisimeto, Venezuela, e contou com atletas de dez países. Em 2009, 14 países estiveram presentes em Bogotá, Colômbia.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.