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Vida em movimento 24/09/2013

Saúde a passos largos

Por Aline Chrispan

caminhando

Caminhar é tão natural ao ser humano quanto respirar. O reflexo da marcha existe antes mesmo do movimento aprendido e, assim que o bebê adquire desenvolvimento e força nos braços, já inicia o andar em seis apoios. Engatinhar é o começo do aprendizado para o andar.

Grande privilégio poder caminhar, ter a capacidade de locomoção, de ir e vir, de estar aqui ou ali. De tão comum, podemos pensar que caminhar não é assim um exercício tão significativo, que caminhar não surte efeito suficiente para emagrecer, condicionar ou evitar algumas doenças.

Mora nesse senso comum um grande erro, uma vez que a caminhada, se feita regularmente e com a receita certa, pode, sim, ser um exercício muito importante. Caminhar em uma velocidade moderada (5 a 6 km/h), na qual seja possível conversar sem esforço, por 30 minutos, resulta em um gasto de cerca de 180 calorias. Uma caminhada mais rápida pode consumir em torno de 200 a 240 calorias.

Em contrapartida, com o corpo em repouso ou em atividades com pouca movimentação, o consumo de energia fica em torno de 1 ou 1,5 caloria por minuto. Caminhar, então, eleva o gasto calórico e estimula o organismo em torno de 5 a 6 vezes mais quando comparado ao metabolismo de repouso.

Esta prática pode ser entendida com uma forma de exercício regular e efetiva no controle do peso corporal e emagrecimento, principalmente se associada a uma dieta regular, além de prevenir e controlar doenças crônicas como hipertensão arterial, colesterol alto, diabetes e doenças do coração. Na parte muscular, fortalece todos os músculos das pernas e abdômen.

Selecionamos parques onde a caminhada pode ser mais agradável e segura:

Região do ABC

• Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena: Av Caminho do Mar, 2980; Rudge Ramos (SBC)
• Parque Cidade de São Bernardo Raphael Lazzuri: Av. Kennedy, 1111; Anchieta (SBC)
• Espaço Verde Chico Mendes: Av. Fernando Simonsen, 566; Cerâmica (SCS)
• Parque Central: R. José Bonifácio, s/n; Vila Assunção (SA)
• Parque Celso Daniel: Av. D. Pedro II, 940. Bairro Jardim (SA)

São Paulo

• Parque da Independência: Avenida Nazaré, s/n; Ipiranga
• Parque da Aclimação: R. Muniz de Sousa, 1119; Aclimação
• Parque Buenos Aires: Av. Angélica, 1500; Higienópolis
• Parque Alberto Löfgren (Horto Florestal): Rua do Horto, 931; Tremembé

Sobre Aline Chrispan

É educadora física, especialista em fisiologia do exercício pela Unifesp e mestranda em ciências da saúde (Fundação Antônio Prudente). À frente da assessoria esportiva Oficina do Movimento, coordena projetos de qualidade de vida em empresas e condomínios. Nesta coluna, abordará temas que envolvam saúde e bem-estar, incentivando a adoção do movimento como forma de se viver bem. Acesse o site e saiba mais sobre a Oficina do Movimento: www.oficinadomovimento.com.br.

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