São Paulo - região metropolitana
Skate 16/12/2013

Skatistas “voam” na Copa Brasil, mas show reduz público de premiação

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
Rampa da Copa Brasil de skate vertical e show do Capital Inicial ao fundo (Andrei Spinassé)

Rampa da Copa Brasil e show do Capital Inicial ao fundo (Andrei Spinassé)

Enquanto Capital Inicial fazia show no Campo de Marte, aeroporto da zona norte paulistana, alguns metros dali aconteciam a divulgação do resultado e a premiação da Copa Brasil de skate vertical, cerimônia que, por causa da coincidência de horários, foi vista por poucos. A competição foi dividida em seis etapas e teve como campeão Rony Gomes, atual vencedor do título mundial da modalidade. Essa combinação de música com campeonato de skate foi a marca do Circuito Banco do Brasil, cuja última edição de 2013 aconteceu em São Paulo em 14 de dezembro, sábado passado.

Quando a apresentação da banda brasileira de rock terminou, muitos se dirigiram para diante da rampa – em vão, porque não havia mais disputas lá.

Copa Brasil de skate vertical no Campo de Marte (Andrei Spinassé/Esportividade)

Copa Brasil de skate vertical no Campo de Marte (Andrei Spinassé/Esportividade)

A competição começou antes mesmo de os portões do Campo de Marte se abrirem para o público. Dez skatistas avançaram para a final depois da fase classificatória. Na decisão, realizada no fim da tarde, cada atleta teve três tentativas de volta, e a melhor delas foi computada. Mais bem classificado da fase inicial, o paulistano Rony encerrou as três rodadas; na última delas, saiu-se muito bem e comemorou efusivamente, jogando inclusive seus óculos para longe. “Você acaba liberando toda a sua energia naquela última manobra e querendo arremessar tudo mesmo: joguei minha camiseta ao público. Essa é a melhor sensação do mundo”, disse o skatista de 21 anos, vencedor da etapa e campeão da Copa Brasil de skate vertical.

Última etapa de 2013 da Copa do Brasil de skate vertical (Andrei Spinassé/Esportividade)

Última etapa de 2013 da Copa do Brasil de skate vertical (Andrei Spinassé)

Sandro Dias, o Mineirinho, chegou a esta última etapa na liderança do campeonato, mas nela foi o quarto colocado e teve de se contentar com o vice. De acordo com o hexacampeão mundial, é um evento que favorece o skate. “Aqui a Copa Brasil de skate vertical ganha diferentes públicos. Existem pessoas que vêm para cá a fim de assistir a algumas bandas e acabam vendo o skate, se interessando por ele, e também ao contrário. Essa troca de tribos é bacana no Circuito BB”, afirmou. Também se apresentaram no Campo de Marte artistas como Os Paralamas do Sucesso, Jason Mraz e Stevie Wonder.

O festival teve outra coincidência nada boa: houve falha de comunicação, e Criolo ainda fazia seu show em outro palco quando o de Stevie Wonder já havia começado. A apresentação do brasileiro teve de parar repentinamente para não atrapalhar ainda mais quem queria ouvir a do norte-americano.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.