São Paulo - região metropolitana
De bem com a vida 09/06/2015

Teste do suor: saiba mais sobre essa avaliação utilizada na Copa América

Por Dr. Gustavo Arliani
Treino da seleção brasileira na Granja (Rafael Ribeiro/CBF)

Treino da seleção brasileira na Granja (Rafael Ribeiro/CBF)

Começa nesta semana a Copa América no Chile!! Como de praxe, os jogadores convocados para a seleção brasileira de futebol realizam avaliações médicas nos primeiros dias após a apresentação na Granja Comary. Mas, nas mais recentes competições, uma avaliação diferente tem sido realizada em cada atleta: sweat test ou teste do suor.

Como funciona o teste do suor?

Durante os treinamentos e jogos de futebol, os jogadores perdem líquido e eletrólitos por meio da transpiração/suor. Em atividades realizadas em altas temperaturas, alguns atletas podem ter perdas líquidas de até 3 litros!

As necessidades de hidratação dos jogadores, no entanto, são diferentes, variando de um jogador para o outro. Portanto, a realização desses testes permitirá uma atuação individualizada e específica.

Os testes envolvem a análise de urina, suor e mensuração do peso corporal dos jogadores antes e após um treinamento. E os resultados desses testes permitirão uma programação individualizada de hidratação e a confecção de bebidas isotônicas personalizadas para cada jogador.

A recuperação após o exercício faz parte da preparação para o próximo treinamento ou jogo, e a reposição da perda de água e sais minerais é parte essencial desse processo. Recomenda-se ingerir cerca de 1,2-1,5 litro de líquido para cada kg de peso perdido no treinamento ou partida.

Lembrando que a perda hídrica durante atividades físicas deve se limitar a cerca de 2% do peso corporal (ou seja, 1,0 kg para indivíduos de 50 kg, 1,5 kg para uma pessoa de 75 kg e 2 kg para um atleta de 100 kg).

É claro que essas ações são realizadas com muito mais facilidade em modalidades esportivas individuais, mas todas as medidas que venham para melhorar o desempenho no futebol são bem-vindas e devem ser incentivadas. Em competições equilibradas e de alto nível, detalhes como esse podem ser fundamentais e muitas vezes definem o vencedor e o perdedor.

Boa sorte aos nossos jogadores e que o suor deles se converta em mais um título para o Brasil!

Sobre o Dr. Gustavo Arliani

Doutor Gustavo Arliani é ortopedista especialista em traumatologia formado pela Universidade Federal de São Paulo. É um dos autores do livro “Classificação em Ortopedia e Traumatologia”, juntamente com Doutor Moisés Cohen e Diego Astur. Gustavo é um dos dez mais bem colocados na prova para o título de especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT. [email protected] / drgustavoarliani.com.br

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.