São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Futebol 10/05/2022

Times publicam carta-proposta para formação da Liga de Clubes Brasileiros

Por Esportividade

Arena Castelão (Reprodução Governo do Ceará – site)

Na segunda-feira, 9 de maio de 2022, diversos clubes de futebol envolvidos nos debates sobre a criação da Libra, a Liga de Clubes Brasileiros, publicaram em seus sites uma carta-proposta para a formação da competição. No texto, assinado por 23 equipes diferentes, os times reforçam o interesse na formalização do campeonato, mas compartilham também algumas condições para que isso ocorra. O documento também esclarece que foi estabelecida uma nova data para que as instituições se reúnam para tratar do assunto.

Os desdobramentos da reunião realizada na terça-feira (3 de maio de 2022), entre mais de 20 clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro para o debate sobre a criação de uma nova liga independente de futebol nacional, seguem ganhando manchetes na imprensa. A carta-proposta divulgada ontem deixou claro que pelo menos mais 23 instituições estão interessadas em desenvolver o projeto.

“Diante dos últimos acontecimentos, os clubes signatários reafirmam o interesse na formalização da Liga de futebol profissional com o intuito de elevar o nível de qualidade do futebol brasileiro, construindo um campeonato forte, revitalizado e, notadamente, com um padrão de equanimidade nas condições de disputa”, afirma o texto.

A carta, porém, também reforça que será preciso a união dos 40 clubes participantes das séries A e B do Campeonato Brasileiro para que o projeto seja bem-sucedido. Além disso, o texto, que traça um paralelo da nova competição com outra liga de destaque mundial, a Premier League, estabelece um modelo de premissas para a Libra:

— Divisão de receita de 50% igualitário, 25% performance e 25% comercial, com parâmetros objetivos e mensuráveis.

— Diferença de receita entre maior e menor clube tendo como alvo o limite de 1,6 ao longo do tempo (referência da Premier League), com o teto de 3,5 a partir do primeiro ano.

— Compromisso de que a Série B receba 20% dos recursos de venda de direitos de transmissão.

Por fim, a carta destaca que os clubes signatários definiram nova data de reunião para tratar do tema. A reunião com os oito clubes que já assinaram o documento de criação da liga será feita posteriormente a isso.

“Os clubes informam, ainda, que no dia 16 de maio de 2022 se reunirão presencialmente no Rio de Janeiro para formalizar o compromisso em busca de uma composição equilibrada e que, por tal razão, não se farão presentes na reunião previamente agendada na CBF, no dia 12 de maio de 2022”, esclarece o texto.

Assinam a carta: América Futebol Clube, Associação Chapecoense de Futebol, Atlético Clube Goianiense, Avaí Futebol Clube, Brusque Futebol Clube,  Ceará Sporting Club, Centro Sportivo Alagoano (CSA), Club Athletico Paranaense,  Clube de Regatas Brasil (CRB), Clube Náutico Capibaribe, Coritiba Foot Ball Club, Criciúma Esporte Clube, Cuiabá Esporte Clube, Esporte Clube Juventude, Fluminense Football Club, Fortaleza Esporte Clube, Goiás Esporte Clube, Londrina Esporte Clube, Operário Ferroviário Esporte Clube, Sampaio Corrêa Futebol Clube, Sport Club do Recife, Tombense Futebol Clube e Vila Nova Futebol Clube.

Fan token

Um dos signatários da carta-proposta, o Fortaleza, também tem investido para revolucionar o futebol no campo digital. O clube é uma das instituições de peso do futebol nacional que, com a comercialização dos seus tokens utilitários, se unirão ao mercado de ativos digitais.

O fan token é um tipo de ativo que tem se popularizado no mundo esportivo. Aproximando times a seus fãs, os fan tokens entregam benefícios tanto ao portador como à marca que representam.

O Fan Token Fortaleza está disponível na plataforma da Bitci, parceira oficial do “Tricolor do Pici”.

Sobre a Bitci

Fundada na Turquia, em 2018, a Bitci é uma plataforma de negociação de ativos digitais (bitcoin, ethereum e criptomoedas), garantindo segurança e rapidez aos usuários durante o processo de transação.

A plataforma realiza cerca 1,2 bilhão de transações diárias e atua fornecendo soluções para o mercado, produzindo tokens para as marcas e clubes com a BitciChain.

A BitciChain, primeira rede blockchain integrada à bolsa de valores e plataforma de pagamento da Turquia, está sendo desenvolvida pela Bitci Teknoloji. A BitciChain é otimizada para fornecer a empresas e instituições a melhor adoção de blockchain.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.