São Paulo - região metropolitana

Escultura com traves do Pacaembu está em mau estado em parque

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
Traves que eram do Pacaembu hoje em dia estão em mau estado de conservação

Traves que eram do Pacaembu hoje em dia estão em mau estado de conservação

Ainda que esteja parcialmente interditado por causa da construção de novas estações da linha Lilás do metrô, o parque da Bicicletas é uma boa alternativa ao Ibirapuera para a prática de corrida e caminhada – principalmente em fins de semana, quando este encontra-se cheio. Apesar da área temporariamente menor em consequência do canteiro de obras, o esporte mantém-se presente lá, seja realmente ou simbolicamente. Mas elementos históricos carecem de melhor cuidado.

Depois de poucos metros de caminhada dentro do parque, o visitante se depara com um monumento inaugurado em abril de 2009 – agora em mau estado de conservação, diga-se de passagem. Trata-se de uma sobreposição artística de duas traves que ficaram instaladas no estádio do Pacaembu de 1984 a 2007. Antes havia rede em um dos gols; hoje nem isso existe.

Traves na época da inauguração da escultura

Traves na época da inauguração da escultura

No chamado “Bosque da Fama”, estão presentes, diante das árvores, placas em homenagem a grandes esportistas brasileiros. Vale a pena gastar um tempo as lendo antes de mudar o olhar para o que vem a seguir. O parque está integrado ao Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, equipamento da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura de São Paulo. É possível, então, visitar sem esforço as arquibancadas da pista de atletismo, uma das principais da cidade. Logo à frente está o campo de futebol de grama sintética usado mais frequentemente para treinamento de garotas. O Centro Olímpico é um dos maiores formadores de jogadoras de futebol do país.

Pista de atletismo do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa

Pista de atletismo do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa

A bela paisagem de Moema dá um toque especial ao parque e o inusitado prédio do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo destaca-se ao fundo. Os tapumes das obras metroviárias não tiram o encanto do lugar, mas limitam muito o tipo de atividade a ser praticada. O espaço está reduzido, o que não é o ideal para a circulação de bicicletas, que podem ser alugadas diante do parque. Os praticantes de corrida e caminhada também não têm um enorme percurso à disposição, mas podem se beneficiar da tranquilidade do parque, localizado a menos de 1,5 km do Ibirapuera, e do bairro em si.

Campo de futebol com prédio do Tribunal de Contas ao fundo

Campo de futebol com prédio do Tribunal de Contas nas proximidades

Quando as obras do metrô, que começaram há dois anos no local, terminarem, o parque das Bicicletas (alameda Iraé, 35) voltará a ter seu tamanho original. A estação AACD-Servidor tem inauguração prevista para 2016.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.