São Paulo - região metropolitana
Nutrição 13/09/2013

Vale a pena fazer avaliação nutricional antes de começar a se exercitar

Por Alex Whitaker
Fita métrica e adipômetro

Fita métrica e adipômetro

Ter uma alimentação saudável associada à prática de exercícios físicos é primordial para conseguir atingir os seus objetivos, que podem ser emagrecer, ganhar massa muscular ou até engordar. Assim como é imprescindível fazer uma avaliação física e consultar um médico antes de começar qualquer prática esportiva, devemos fazer uma avaliação nutricional para que todo o esforço de manter a sua saúde e o seu corpo em dia não seja em vão.

Esqueça todas as dietas malucas de que já ouviu falar: o segredo de uma boa alimentação está no equilíbrio. Quando seu corpo recebe todos os nutrientes, vitaminas e alimentos de que precisa durante o dia, você responderá melhor aos treinos e otimizará o tempo estimado para alcançar os seus objetivos.

Traçar um plano alimentar personalizado é muito importante, pois cada organismo responde de uma forma, e esse plano deve ser com base nos seus hábitos alimentares, sua idade, histórico familiar, peso, altura, patologias, entre outros. Um dos fatores mais importantes é que você seja atendido por um nutricionista esportivo, assim conseguirá alinhar os horários e duração dos seus treinos e com uma dieta equilibrada e adequada para cada indivíduo.

Os métodos mais utilizados em uma avaliação nutricional são o adipômetro, que serve para medir as dobras cutâneas e saber o índice de massa corporal do paciente, e a fita métrica, usada para medir as circunferências de cada paciente, normalmente da cintura e dos quadris.

Sobre Alexsander Whitaker

É nutricionista, com especialização em nutrição esportiva e vigilância sanitária. Ao longo de sua carreira, atuou como chefe da divisão de alimentos da vigilância sanitária da Prefeitura de Itapevi e como professor do curso livre de nutrição do Senac. Também é responsável pela alimentação de renomados atletas paraolímpicos e praticantes de atividades físicas. Atualmente, está como nutricionista responsável pela equipe de atletismo, judô e vôlei do Centro de Excelência do Esporte do Governo do Estado de São Paulo (Projeto Futuro) e nutricionista da academia Edge Life Sports.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.