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Nutrição 06/09/2013

Vamos acelerar o metabolismo?!

Por Ana Carolina R. Amorim

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Nem pense em pular o café da manhã ou viver de alface… O metabolismo, ou taxa metabólica, reflete a quantidade de calorias que são transformadas em energia de que o corpo necessita para manter suas atividades diárias.

A velocidade com que as calorias são gastas é determinada pela idade e também pela genética, mas é possível aumentá-la por meio de alimentação e atividade física!

A quantidade de massa magra (músculo) é um dos determinantes para o maior e mais rápido gasto calórico. As gorduras corpórea e ingerida, além de causarem lentidão no metabolismo, também são responsáveis por doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, hipertensão, obesidade, infarto).

Então “bora” correr atrás!

  • Dedique um pouco do seu tempo para atividade física. Levar o cachorro para passear, caminhar até a padaria, cuidar do jardim, subir escadas, lavar o carro, dançar etc já são um passo! Faça atividades que lhe dão prazer.
  • Evite o consumo de alimentos gordurosos e doces, dando preferência aos alimentos ricos em fibras (grãos integrais, legumes, frutas e verduras), pois eles demoram mais para serem digeridos!
  • Fracione as refeições entre cinco e seis vezes ao dia. A frase batida de se alimentar de três em três horas é um fato. O jejum é um vilão para nosso organismo!
  • Programe-se para jantar cedo e com alimentos leves, mas uma pequena ceia é bem-vinda para não ficar muito tempo em jejum. No período noturno o corpo está se programando para descansar, então seu metabolismo ficará mais lento.
  • Coma devagar e mastigue bem os alimentos. Hoje em dia esta meio difícil, mas vamos lá!

Há também os alimentos chamados termogênicos, que aumentam a temperatura corporal e a queima de gordura, auxiliam no controle do peso e no emagrecimento. Aqui estão alguns deles:

  • Pimenta vermelha: 3 gramas já são o suficiente. Como tempero de pratos quentes e saladas para aumentar o metabolismo em até 15%.
  • Chá verde: quatro xícaras do chá por dia de preferência sem adoçar e da forma mais natural, infusão.
  • Canela: uma pitada na sobremesa, mas sem exageros. Salpique um pouco em pratos quentes, molhos, leite (pode substituir o achocolatado se misturado com açúcar mascavo/adoçante/cravo, use sua criatividade!).
  • Gengibre: como tempero de carnes, aves e peixes. Utilize em sopa de legumes e no chá.
  • Água: beba de oito a dez copos de água por dia, pelo menos. Ela é fundamental para transportar vitaminas, minerais e hormônios, para eliminar toxinas e para o bom funcionamento dos intestinos. A água gelada acelera um pouco mais o metabolismo, já que nosso corpo trabalha (ou seja, queima energia) para deixá-la na temperatura normal.

Sobre Ana Carolina R. Amorim

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo. Experiência como nutricionista responsável pelo setor de Dietas Metabólicas do Hospital das Clínicas da FMUSP. Nutricionista capacitanda no setor de Dietas Metabólicas e Unidades de Internação do Hospital das Clínicas da FMUSP. Nutricionista na área de produção na empresa Avenance. Elaboração de trabalhos de consultoria nutricional em casas de repouso, home care e restaurantes comerciais. Entre em contato com ela por e-mail [email protected] ou telefone (11) 98259-9504.

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