São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Futebol 13/06/2014

Vimos Brasil x Croácia no cinema; Oscar poderia ir para atleta homônimo

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
Neymar comemora gol do Brasil na Arena Corinthians (Jefferson Bernardes/VIPCOMM)

Neymar comemora gol do Brasil na Arena Corinthians (Jefferson Bernardes/VIPCOMM)

Se alguém se levantasse diante de você em plena exibição de um filme, você ficaria irritado, certo? Existe, porém, uma ocasião em que esse sentimento de irritação não se concretiza: quando o “filme” em questão é um jogo de futebol. A reportagem do Esportividade assistiu à partida Brasil x Croácia em uma sala de cinema, a do Kinoplex Itaim, na zona oeste de São Paulo, e presenciou situações que causariam desconforto ao espectador de um longa-metragem.

Quarenta e sete pagantes viram em 12 de junho, quinta-feira, a abertura da Copa do Mundo no Kinoplex Itaim. A transmissão foi a da TV aberta e, meia hora antes de a partida começar, já tinha sido iniciada. Quando a bola rolou, surgiu um estranhamento: normalmente vamos ao cinema a fim de ver uma produção já pronta, gravada; não é tão fácil assimilar um evento ao vivo – e que acontece na mesma cidade.

O gol contra de Marcelo para a Croácia foi um anticlímax, mas o primeiro de Neymar – este sim a favor da seleção brasileira, digno de prêmio – fez alguns se levantarem da cadeira. Não conseguir ouvir fogos de artifício por causa do isolamento acústico da sala também causou estranheza.

Intervalo durante a exibição de um “filme” de 90 minutos. Luzes acessas. Boa parte das pessoas saiu da sala. Logo retornaram aos lugares (numerados) para o segundo tempo. A comemoração pelo segundo gol de Neymar não foi tão intensa quanto a pelo gol anterior, já que os comentaristas da TV aberta logo consideraram inexistente o pênalti cujo protagonista foi Fred, que poderia ganhar um Oscar de “melhor ator” por aquilo.

Não havia conversa entre turmas diferentes que lá estavam. A concentração era total no jogo. Antes de as luzes serem acessas novamente, houve ainda gol de Oscar, que também mereceria um Oscar, mas pelo bom futebol, o que vale mais. A partida terminou minutos depois disso, o Brasil derrotou a Croácia por 3 a 1, e os espectadores foram embora sem que a transmissão da TV aberta tivesse sido encerrada.

Ao fim do “espetáculo”, não subiram os créditos. Afinal, a Copa só começou. Somente terminará daqui a um mês, em 13 de julho de 2014.

Mais da série “Copa do Mundo na cidade”:

Série “Copa do Mundo com todo mundo”:

Série “Copa do Mundo no estádio”:

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.