São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Vida em movimento 21/10/2013

Yoga nos negócios beneficiando convívio, corpo, mente e produtividade

Por Aline Chrispan

7355252958_40578dddf2_b

Domingo à noite. Na tevê, a música de encerramento do programa “Fantástico”, da Rede Globo. Nesse momento, homens e mulheres passam a ter a nítida impressão de que os dias dedicados à família e ao lazer serão substituídos por uma semana de intenso trabalho. Essa situação parece comum, mas, quando encarada de forma negativa, revela desmotivação e ansiedade. Em longo prazo, pode afetar a produtividade e aumentar os índices de absenteísmo nos negócios.

A motivação possui aspectos internos e influências externas. É por essa razão que as práticas meditativas, que estimulam o controle físico e mental, são bem-vindas no ambiente corporativo. O yoga é um bom exemplo desse movimento. Desenvolvida na Índia, há pelo menos 3 mil anos a.C., é uma filosofia de vida centrada na busca do autoconhecimento.

Reunindo uma série de posturas e exercícios, torna possível a aquisição de boa saúde, de equilíbrio e da habilidade para meditar, que nada mais é do que viver o presente, sem apreensões, sem pensar no passado ou no futuro. Sendo assim, o yoga desenvolve a capacidade de tolerância e de resposta às adversidades do dia a dia.

Com a adoção dessa prática no universo empresarial, as empresas e os trabalhadores ganham. Os funcionários e prestadores de serviços conquistam qualidade de vida e capacidade de olhar o colega como a si mesmo. As companhias ganham um grande aliado na manutenção e no desenvolvimento de ambientes saudáveis, contribuindo para a redução dos índices de absenteísmo, doenças ocupacionais e acidentes do trabalho.

Além da reflexão, traz benefícios ao corpo, motivando os indivíduos a praticarem o cuidado pessoal, com a melhora da postura, fortalecimento dos músculos envolvidos na respiração e aumento da aptidão cardiovascular. Estudos apontam uma influência positiva da prática em doenças crônicas como hipertensão arterial e diabetes.

Nas empresas, o yoga pode ser praticada por indivíduos de diferente idades e níveis de condicionamento físico. O convívio traz benefícios rápidos e estimula a integração entre variados departamentos. Com um clima mais harmonioso, funcionários e colaboradores despertarão para o novo momento da companhia, voltado à valorização de homens e mulheres. Cientes desse reconhecimento, a tendência é que as semanas de trabalho passem a ser encaradas como benéficas ao corpo, à mente e aos negócios.

Sobre Aline Chrispan

É educadora física, especialista em fisiologia do exercício pela Unifesp e mestranda em ciências da saúde (Fundação Antônio Prudente). À frente da assessoria esportiva Oficina do Movimento, coordena projetos de qualidade de vida em empresas e condomínios. Nesta coluna, abordará temas que envolvam saúde e bem-estar, incentivando a adoção do movimento como forma de se viver bem. Acesse o site e saiba mais sobre a Oficina do Movimento: www.oficinadomovimento.com.br.

Comentários


  • JOÃO GERONYMO PEREIRA JUNIOR disse:

    Artigo curto, objetivo, claro e muito bem dissertado. Parabéns.
    ABRAÇO.

  • Deixe seu comentário


    Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.