São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Corrida de rua 31/12/2017

Análise: descongestionada, São Silvestre deixa de ser ‘passeio’ nos primeiros km

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Atletas diante do Theatro Municipal de São Paulo (Esportividade)

Fotos: clique aqui e encontre as suas. 

Na nova fase, a São Silvestre deixou de ser um “passeio” nos primeiros quilômetros para voltar a ser uma corrida de rua de fato. A reportagem do Esportividade participou da prova neste domingo, dia 31 de dezembro de 2017, e constatou: as medidas adotadas descongestionaram a largada e reduziram o número de “pipocas”, as pessoas que correm os 15 km sem estarem inscritas.

camVocê em ação na corrida: encontre e baixe sua foto
Clique aqui para ver suas fotos como participante da Corrida de São Silvestre-2017, a 93ª edição; ache as dos amigos também!

Concentração da São Silvestre-2017 (Esportividade)

Em edições anteriores, a concentração parecia mais uma festa lotada, sem espaço para dar um passo, e passar pelo pórtico de largada demorava muito tempo, às vezes mais de 20 minutos. Na 93ª, onde a reportagem do guia estava, não houve esse desconforto, e menos de três minutos foram gastos até o marco inicial.

Túnel após a Paulista (Esportividade)

O primeiro quilômetro, com fama de muito lento em edições anteriores, foi mais rápido que se imaginava: já foi possível desenvolver o próprio ritmo nas descidas que levam à avenida Pacaembu.

Descida antes do estádio do Pacaembu (Esportividade)

Os primeiros “pipocas” foram vistos na avenida Doutor Arnaldo, mas não estavam em número significativo. Nos seis pontos de hidratação, havia aviso de que a água deveria ser consumida apenas pelos inscritos, o que havia sido ressaltado antes da prova pelo dono da Yescom, a empresa organizadora, Thadeus Kassabian, que falou ao público pelo microfone.

Entrada de setor (Esportividade)

O acesso à área de largada era feito pelas vias paralelas à Paulista e havia fiscais a fim de impedir a entrada de “pipocas”. A alameda Santos parecia mais uma rua diante de um estádio e as que cruzam a Paulista, os portões de entrada. Eram de acordo com o tempo de prova previsto pelo atleta no ato da inscrição.

Concentração da São Silvestre-2017 (Esportividade)

A chuva pré-prova, a garoa durante ela e a temperatura agradável, de 21ºC, 22ºC, tiraram a má impressão da São Silvestre deixada em 2016, quando até faltou água para corredores do pelotão traseiro, motivo pelo qual as medidas “antipipoca” foram planejadas pela organização.

Subida da avenida Brigadeiro Luís Antônio (Esportividade)

O percurso foi levemente alterado para 2017 a fim de que a área de dispersão ficasse maior, chegando até a altura da estação Trianon/Masp, e a reportagem do guia não enfrentou fila para retirar medalha e lanche.

Corredores avistam linha de chegada na Paulista (Esportividade)

A 93ª edição vai ficar conhecida como a em que, quando pressionada, a organização da São Silvestre chegou a uma solução que liberou espaço para os 30 mil atletas… Correrem.

SS-2017

As inscrições custavam R$ 170, tendo havido R$ 10 de aumento de 2016 para 2017. Os direitos do evento pertencem à Fundação Cásper Líbero – foi o jornalista que idealizou a prova, que é realizada desde 1925, ano após ano, sem interrupções.

Mais de duas mil pessoas trabalharam na 93ª São Silvestre, e órgãos governamentais, como Polícia Militar, Companhia de Engenharia de Tráfego e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, foram mobilizados.

Resultados

Clique aqui para conferir o seu na São Silvestre-2017.

Leia também:
Resultado mostra São Silvestre-2017 mais rápida para amadores

Fraudes reportadas:
Organização da SS reporta fraudes e diz que vai banir envolvidos

Opinião do Esportividade:
Corrida de São Silvestre-2017 expõe o melhor e o pior do brasileiro

Leia também:
Mais de 90% dos inscritos na São Silvestre têm 30 anos ou mais

Comentários


  • João Maria Filho disse:

    É grande prova boa para quem vai correr forte ou fazer festa,participei muitas vezes dessa prova adorava correr ai em São Paulo tenho orgulho de termos uma tão grande assim no Brasil,parabéns e sucesso sempre

  • José Henrique disse:

    Nossa luta esse ano na câmara dos vereadores de SP será descobrir o rombo que a São Silvestre dá para a cidade com toda a logística e faremos a organização pagar cada centavo. Não querem o povão na corrida, então vamos ser justos e cobrar da organização o que é devido.

  • Edevaldo Miranda disse:

    Participei pela primeira vez, foi uma forma de marcar meus 50 anos completados em 2017, clima de confraternização e amizade é contagiante. No inicio fiquei impressionado com a quantidade de pessoas e conseguir correr como planejado foi difícil, mas valeu a experiências.

  • Luiz Fernando Pacheco disse:

    Bom dia e feliz 2018 a todos do Esportividade, já abrindo o ano com uma ótima análise do que foi a 93ª Corrida Internacional de São Silvestre. De longe essa foi a melhor prova que fiz (a 4ª seguida), tendo em vista todos as medidas implementadas pela organizadora (infelizmente à força, para tentar uma mudança de cultura e comportamento), a começar pelos bloqueios para acesso à Av. Paulista apenas aos inscritos (estava no pelotão vermelho e foi muito tranquilo acessar pela rua Peixoto Gomide). A movimentação na Paulista, a separação por pelotões, a largada (apesar do afunilamento no túnel da Dr Arnaldo) e, principalmente, a chegada (dispersão/entrega da medalha e lanche) foram excelentes, em nada lembrando os anos anteriores de completo caos e abandono aos corredores inscritos. O tempo, apesar de doido (nuvens, garoa, chuva, frio, sol, calor, mais nuvens, mais chuva…), ajudou em muito para uma conclusão tranquila da prova. E mesmo que ocorresse o calor insuportável do ano passado, tenho certeza que a hidratação para os inscritos teria funcionado muito bem, tendo em vista a expressiva redução dos “pipocas” no trajeto! E muitos amigos meus que não participaram da prova (e não quiseram “pipocar”) resolveram ficar na torcida ou no apoio no km 14 com uma bela “hidratação” de cerveja a nós corredores. Boas corridas a todos em 2018 e sucesso ao Esportividade!

    • Esportividade disse:

      Oi, Luiz! Foi exatamente isso. A impressão que fica é muito positiva. Encontraram uma fórmula que pode não ser perfeita, mas resolve boa parte dos problemas. E foi legal essa entrega de cerveja. Bem legal mesmo. Feliz 2018! Abraço!

  • Daniel Ferreira disse:

    Boa tarde. Esta é a minha 6° São Silvestre. O objetivo de separar os corredores por pelotão seria até plausível se fosse cumprido pela organização o acesso. Eu fui selecionado para o setor azul não sei por qual critério porque neste mesmo pelotão tinham muitos participantes em que se via claramente que não eram praticantes do esporte. Mais emfim, era notado que neste pelotão havia milhares de pessoas com números de peito de outros pelotões. (Cinza, amarelo. etc..) Acho que foi falha a checagem dos números para acessar os setores.

  • Liliane disse:

    O valor da São Silvestre podia ser menor. Por isso que aparecem os pipocas… e agora mais do que nunca, o prefeito João Doria acabou com nossas corridas da prefeitura e era a única opção que as pessoas que gostam de correr mas não tem dinheiro pra pagar uma São Silvestre. Estamos sem opção de corridas, pois são caras. Ficamos sem opção de praticar um esporte que gostamos mas não temos condições pra pagar. Vocês não podem impedir a população de correr na avenida Paulista, pois é uma via pública e temos o direito de frequentar pois pagamos impostos e continuaremos correndo como pipocas Sim!!! Ou abaixa o valor da São Silvestre , ou façam com que o prefeito retome as corridas de rua, ou os pipocas nunca acabarão. Tomaremos as águas no percurso sim… PAGO MEUS IMPOSTOS EM DIA E NINGUÉM VAI ME IMPEDIR DE FREQUENTAR UMA VIA PÚBLICA.

  • viviane disse:

    Bom dia
    Corri a SS ano passado , esse ano fui novamente mas não achei que melhorou no quesito que vcs falaram , no início logo nos primeiros kilometros, pois fiquei no setor amarelo e fiz primeiro km no pace de 9 km/h sendo que faço 5,30 . Mesmo assim eu gosto da SS pois penso que é dia de festa 🎊🎊🎊e não de fazer pace .

  • Deixe seu comentário