São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Basquete 05/08/2013

Barueri sedia Copa Intercontinental em outubro: Pinheiros x Olympiacos

Por Esportividade
Ginásio José Corrêa, em Barueri

Ginásio José Corrêa, em Barueri

Barueri será a cidade-sede da Copa Intercontinental de clubes de basquete, que colocará o Esporte Clube Pinheiros, campeão da Liga das Américas de 2013, em confronto com o grego Olympiacos, atual campeão da Euroliga, nos dias 4 e 6 de outubro.

O ginásio José Corrêa sediará os dois jogos, que marcarão o retorno da Copa Intercontinental, que é fruto de um acordo entre Federação Internacional de Basquete (Fiba), Fiba Américas e Euroliga. A última vez que essa competição ocorreu foi em 1996, edição esta que já havia sido de retorno do torneio, que deixara de ser disputado anualmente em 1987.

Não é a primeira vez, porém, que o Brasil receberá essa competição. Em 1973, 1979, 1981 e 1984, o ginásio do Ibirapuera foi palco de grandes jogos. O Sírio foi o representante brasileiro nessas quatro ocasiões e chegou a ser campeão em 1979, quando era dirigido por Claudio Mortari, atualmente técnico do Pinheiros, e tinha Oscar Schmidt como principal jogador. O Real Madrid, com quatro conquistas, é o maior vencedor do torneio.

Claudio Mortari, técnico do Pinheiros (LC Moreira/Divulgação)

Claudio Mortari, técnico do Pinheiros (LC Moreira/Divulgação)

Em comunicado distribuído pela Fiba Américas à imprensa, dirigentes de Pinheiros e Olympiacos mostraram satisfação com esse retorno. “Para o Pinheiros, clube de mais de 114 anos de tradição, sempre foi uma meta, depois de vencer a Liga das Américas, poder disputar um dos eventos mais importantes do mundo como a Copa Intercontinental. Com muito planejamento, alcançamos nosso objetivo, ajudando a consolidar o basquete brasileiro num plano internacional”, afirmou João Fernando Rossi, diretor de esportes olímpicos do Pinheiros.

“Nossa presença num momento tão importante para o basquete é uma honra. O Olympiacos tem conquistado feitos históricos nos últimos dois anos, e essas partidas no Brasil são o passo a mais do qual precisávamos para o futuro do basquete de clubes no nível mundial”, disse Christos Stavropoulos, gerente-geral do clube grego.

O Corinthians foi o vice-campeão da Copa Intercontinental no ano de estreia, 1966, em Madri jogando contra o italiano Ignis Varese na final.

Em 2013, o campeão será o clube que combinar os melhores resultados em ambas as partidas a serem realizadas em Barueri.

Deixe seu comentário