São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Rugby 18/02/2014

Circuito Mundial feminino de rugby sevens vai a Barueri; entenda torneio

Por Esportividade
Jogo da seleção brasileira feminina de rugby sevens (IRB)

Jogo da seleção brasileira feminina de rugby sevens (IRB)

Espanha, Canadá e Holanda serão, nessa ordem, os adversários do Brasil na primeira fase da etapa brasileira do Circuito Mundial feminino de rugby sevens. O jogo de estreia das brasileiras na Arena Barueri, o contra as espanholas, está marcado para as 15h14 desta sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014. Os ingressos continuam à venda e custam no máximo R$ 23 – pacote para sexta-feira e sábado (clique aqui e saiba mais). O evento é considerado o mais importante de rugby que o país já recebeu.

Saiba como foi:
Público faz celebração do rugby no Circuito Mundial feminino em Barueri

A seleção da Nova Zelândia – All Blacks – lidera o campeonato após duas etapas já realizadas de um total de cinco. Tirou a primeira posição da Austrália depois de vitória por 36 a 0 contra o Canadá na final de Atlanta (EUA), no fim de semana passado. Já as brasileiras, oitavas em Dubai, em novembro de 2013, desta vez obtiveram apenas a 11ª e penúltima posição. Mas, na classificação geral, mantiveram-se em oitavo.

A capitã Tais Balconi (Tatá) disse que, nos Estados Unidos, o mais importante era a preparação para a etapa da Arena Barueri: “Nós acertamos aqui o que precisávamos para chegarmos ao nosso objetivo de ter um bom desempenho diante da nossa torcida. A equipe cresceu durante os jogos, e a cada partida consertamos uma coisa diferente. Começamos jogando muito individualmente, mas no fim acabamos jogando um jogo mais coletivo, inteligente. Seguimos o plano do Chris [Neill, treinador] para chegarmos bem a Barueri”.

“Acabamos de jogar com duas equipes que estão na nossa chave, Espanha e Holanda, e não faz muito tempo que enfrentamos o Canadá, em Dubai. Já conhecemos as adversárias, é um grupo forte, mas estamos preparadas e contamos com a torcida a nosso favor, pela primeira vez”, afirmou Paulinha Ishibashi, uma das veteranas da seleção.

Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda e Nova Zelândia e formam o Grupo A de Barueri; Argentina, Austrália, Japão e Rússia, o B. Na sexta-feira, acontece a fase de grupos, e o último jogo do dia tem início previsto para as 21h48. Vitória vale três pontos; empate, dois; derrota, um. O saldo de pontos (os dos jogos, não os de tabela classificatória) é o primeiro critério de desempate.

No sábado, os dois primeiros colocados de cada um dos três grupos e os dois melhores terceiros colocados competem nas quartas de final. Os quatro não classificados disputam semifinais do Bowl. Os eliminados nas quartas de final fazem semifinais do torneio Prata. As seleções acabam por disputar até seis partidas em cada etapa.

Cada equipe coloca em campo sete jogadoras titulares. Os jogos são disputados em dois tempos de sete minutos cada um – o intervalo tem dois minutos. Mas, na grande final da etapa, são dois tempos de dez minutos cada um. O vencedor geral leva 20 pontos, dois a mais do que o vice-campeão.

O rugby sevens será modalidade olímpica no Rio-2016, e tanto a seleção brasileira feminina como a masculina já estão automaticamente classificadas.

Confira o elenco brasileiro que competiu em Atlanta:

Brasil: Angélica Pereira Gevaerd, Ayna dos Santos Christovam, Bárbara Rodrigues Santiago, Carla Neme Barbosa, Edna Santini, Júlia Albino Sardá, Juliana Esteves Santos, Mariana Barbosa Ramalho, Raquel Cristina Kochhann, Taís Bernal Balconi (capitã), Thamara Rangel Gomes, Thais Rocha Cruz.
Comissão: Chris Neill (treinador), Yousseff Driss (auxiliar técnico), Marjorie Enya (manager), Victor Ramos (fisioterapeuta).

Dinheiro de volta

Como choveu bastante no sábado, 15 de fevereiro, a partida amistosa da seleção brasileira masculina de XV contra a da província argentina de Misiones foi transferida do estádio Nicolau Alayon, em São Paulo, para São José dos Campos (placar: 22 a 14 a favor do Brasil).

A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) anunciou que quem havia comprado ingresso pode ser ressarcido mediante ida à sua sede (rua Tapinas, 22, conjunto 61; Itaim Bibi).

Leia mais:
Rugby inspira-se em handebol e vôlei para ir bem na Olimpíada de 2016

Deixe seu comentário