São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Atletismo 31/03/2014

Em São Bernardo, centro de atletismo é inaugurado; faz parte de complexo

Por Esportividade
Arena Caixa (Ministério do Esporte)

Arena Caixa (Ministério do Esporte)

Foi inaugurada no sábado passado, 29 de março, a primeira parte do mais novo complexo esportivo de São Bernardo do Campo: o Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra, o da Arena Caixa, no antigo clube da Volkswagen, na Vila do Tanque. Ainda neste ano centros de treinamento de handebol – onde ficará a nova sede da confederação brasileira da modalidade – e de ginástica artística deverão ser inaugurados lá, onde já funciona o Centro Educacional Unificado (CEU) Regina Rocco Casa.

A estrutura para atletismo possui arquibancada coberta para 1.500 pessoas e áreas cobertas para treinos e aquecimento. Trata-se do primeiro estádio do atletismo brasileiro sob contrato de naming rights (direito sobre a propriedade de nome). O custo de obra e equipamentos – R$ 32,5 milhões – foi dividido entre a prefeitura e o Ministério do Esporte. A Caixa investirá anualmente aproximadamente R$ 1,8 milhão. O valor será utilizado no fornecimento de materiais, no custeio das instalações e no apoio aos atletas que treinarão lá.

Nos quase 30 mil m² de área construída, com infraestrutura para receber competições estaduais, nacionais e internacionais, treinarão atletas do município e das seleções brasileiras. A pista é certificada como nível 1 pela IAAF, que é a Associação Internacional das Federações de Atletismo. Ao lado dela foi construído um prédio com espaço para treinamento e aquecimento e diversas salas de apoio.

Área interna de aquecimento e treinamento (Ministério do Esporte)

Área interna de aquecimento e treinamento (Ministério do Esporte)

A Arena Caixa faz parte da Rede Nacional de Treinamento de Atletismo, conjunto de equipamentos esportivos que o governo federal estrutura como parte do legado olímpico para a modalidade, e está selecionada para receber equipes para aclimatação voltada à Olimpíada do Rio-2016.

“Nosso trabalho é construir um legado para o esporte, que vai muito além dos Jogos Olímpicos”, declarou Aldo Rebelo, ministro do Esporte, à assessoria de imprensa da prefeitura local. “Por isso, está em curso uma ampla articulação dos governos federal e estaduais com universidades, prefeituras, entidades esportivas e clubes. A meta é assegurar uma política de gestão sustentável no longo prazo.”

Evento de inauguração da Arena Caixa (Ministério do Esporte)

Evento de inauguração da Arena Caixa (Ministério do Esporte)

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, observa mais do que ganhos para profissionais do esporte. “Esse complexo vai trazer benefícios não só para os atletas de alto rendimento, mas também para nossas crianças que terão por meio das praticas esportivas muito mais formação cultural, conhecimento e aulas de cidadania. Esse espaço poderá formar grandes campeões”, disse. O centro atenderá no início das atividades a aproximadamente duas mil pessoas diretamente (crianças, adolescentes e adultos), de 7 a 29 anos, residentes em São Bernardo do Campo e atletas de outras regiões do país.

A campeã olímpica do salto em distância em 2008, em Pequim, Maurren Maggi, disse ter gostado do que viu: “Fiquei deslumbrada quando cheguei. Gostaria muito que houvesse outras estruturas como esta pelo país, pois temos muitas joias por aí que precisam ser lapidadas”.

Assista a um vídeo do Ministério do Esporte sobre a Arena Caixa:

Deixe seu comentário