São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Esporte 12/08/2018

Evento com corrida de rua e patinação une ‘tribos’, e ninguém sai perdendo

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Chegada dos 5,8 km da Traxart Let’s Roller & Run (Esportividade)

Corrida pedestre e patinação estão tão próximas em locais de treino, em parques como o Ibirapuera e o Villa-Lobos, mas tão distantes em outro aspecto. Enquanto os corredores já contam com ampla oferta de provas no Brasil, os patinadores de velocidade brasileiros não têm a mesma sorte. Um evento reuniu as duas “tribos” em São Bernardo do Campo e mostrou que as modalidades podem juntar forças sem que uma delas seja prejudicada.

A Traxart Let’s Roller & Run, idealizada por Silvana Cole, surgiu da admiração da treinadora por ambas. Por motivos médicos, a esportista teve de largar as maratonas em 2016, mas encontrou uma solução para continuar a correr nas ruas: trocou os tênis pelos patins.

Diversão sobre patins na Let’s Roller & Run (Esportividade)

Naquele ano, ela disputaria a pé a Maratona de Berlim, na Alemanha. Decidiu, então, participar da versão de patinação da prova, que acontece um dia antes da pedestre. Ficou encantada com o evento e quis levar um pouco do espírito de Berlim para São Paulo.

Depois de muito estudo e sondagens de locais, ela chegou ao shopping Metrópole. Em parceria com o centro comercial, a Traxart Let’s Roller & Run saiu do papel em 12 de agosto de 2018.

Foto antes da largada da Let’s Roller & Run (Esportividade)

A largada dos corredores pedestres foi a primeira. Até aquele momento, quem tivesse “caído de paraquedas” ali imaginaria se tratar de um evento de atletismo tradicional. Mas, ao fim dos 5,8 km, o clima já estava diferente.

Uma das largadas infantis (Esportividade)

Crianças já se preparavam para entrar “na pista”… De patins. Com distância reduzida, as provas infantis não intimidaram as que tinham menos prática: em momentos de dificuldade, elas eram ajudadas por voluntários. Uma nova largada era dada só após todos da bateria anterior finalizarem o percurso.

“Chaves” da patinação (Esportividade)

As duas últimas provas da manhã, uma de 5 e outra de 15 km, reuniram patinadores adultos com diferentes níveis de habilidade. O percurso, com asfalto em boas condições e praticamente plano, era menor do que o da corrida. Nos 5 km, por exemplo, três voltas foram completadas.

Patinadores mais experientes em ação (Esportividade)

A primeira edição da Let’s Roller & Run chegou ao fim só depois das 11h e deixou gosto de “quero mais”. Mesmo para os corredores pedestres foi especial, já que puderam assistir aos patinadores em ação (e em seu “ballet”) após receberem a medalha.

Para os patinadores, então… Edson Oliveira de Almeida, 36 anos, afirmou: “Com 22 anos de patinação, [eu considero que esta] foi a melhor prova já realizada no Brasil. Não vi nada parecido até hoje”.

Éder Lopes Moraes, vencedor dos 15 km (Esportividade)

Houve premiação em dinheiro para os cinco primeiros colocados da prova de 15 km de patinação. O estacionamento do shopping foi gratuito para todos os participantes.

Resultados

Clique aqui e confira o seu.

Deixe seu comentário