São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS

Maioria dos corredores de São Paulo ainda evita ou não pode ir a parques

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Corredor de máscara no parque da Aclimação (Esportividade)

Observação (feita às 9h53 de 28 de agosto): por serem centros esportivos municipais, o Ceret e o parque das Bicicletas funcionam por 8h mesmo aos fins de semana.

Observação (feita às 8h15 de 25 de agosto): parques estaduais, como Villa-Lobos, Água Branca, Horto Florestal e Ecológico do Tietê, retomam horário normal em dias úteis.

Observação (feita às 13h23 de 21 de agosto): parques municipais de São Paulo voltam ao horário habitual, mas só em dias úteis.

Reabertos há mais de um mês, os parques da cidade de São Paulo ainda não foram revisitados pela maioria dos esportistas. Em uma enquete publicada no Instagram do Esportividade, apenas 22% das pessoas deram uma resposta positiva quando foram questionadas sobre ida aos parques após 13 de julho de 2020, quando a reabertura de grande parte foi autorizada. Não se abrem aos fins de semana.

Os números da prefeitura confirmam que apenas uma reduzida parcela da população voltou aos parques municipais: de 13 de julho a 12 de agosto, receberam 840.569 visitas, o que representa apenas 6,8% dos munícipes da capital paulista. É claro, é muito provável que uma pessoa tenha feito mais de uma visita, reduzindo esse percentual de forma significativa.

Três fatores ajudam a explicar por que os parques não têm sido muito visitados: o seu horário reduzido de funcionamento (somente seis horas em dias úteis, das 10h às 16h, com exceção de Ibirapuera, Carmo, Aclimação e Independência, que funcionam das 6h às 16h), o receio da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, e o uso obrigatório de máscara, que torna a prática esportiva mais dificultosa.

Parque da Aclimação teve horário estendido (Esportividade)

Segundo a prefeitura, os cinco parques mais visitados foram Ibirapuera (286.026 frequentadores no período), Carmo (90.838), Aclimação (59.164), Independência (51.839) e Luz (39.574).

Devido ao movimento considerável, Aclimação e Independência ingressaram recentemente na lista de parques que ficam abertos das 6h às 16h; clique aqui e confira a relação completa das áreas verdes municipais em funcionamento.

Leia também:
Treino de corrida no parque provoca sensação dúbia: de liberdade e de prisão

Deixe seu comentário