São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Basquete 13/11/2013

Pinheiros x Paulistano, centenários e de bairros vizinhos, é clássico pacífico

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
Paulinho, do Pinheiros, controla bola contra o Paulistano (João Pires)

Paulinho, do Pinheiros, controla bola contra o Paulistano (João Pires)

Dois clubes com mais de cem anos de existência localizados em bairros vizinhos, Jardim Europa e Jardim América. Duas principais forças do basquete da cidade de São Paulo atualmente. Duas torcidas presentes no ginásio. Possibilidade de fechamento da série para uma equipe; para outra, de eliminação. Nada disso fez com que Pinheiros x Paulistano fosse um jogo com troca de ofensas entre os torcedores e com clima tenso entre os jogadores.

A quarta partida entre os clubes da zona oeste de São Paulo nas semifinais do Campeonato Paulista masculino poderia ter definido um classificado para a final, mas o Pinheiros, mandante, dominou o placar do início ao fim e impediu que o Paulistano se classificasse. O quinto jogo da série será disputado no ginásio deste, por ter tido melhor campanha do que o adversário na fase de classificação, nesta quinta-feira.

Pinheiros x Paulistano (Andrei Spinassé/Esportividade)

Pinheiros x Paulistano (Andrei Spinassé/Esportividade)

O domínio do Pinheiros, que chegou a ter 17 a 1 no primeiro quarto e, mais adiante no jogo, a abrir 28 pontos de vantagem, não calou totalmente a torcida do Paulistano, que, embora não estivesse uniformizada, se fez presente no canto direito da arquibancada do ginásio Henrique Villaboim, cuja capacidade já é pequena, e vibrou em alguns momentos. O jogo terminou 91 a 73 a favor do Pinheiros e teve o armador pinheirense Paulinho como seu cestinha, com 22 pontos. Pedro (11 pontos) e Renato (10) foram os maiores pontuadores do Paulistano.

A decisão de vaga desta quinta-feira promete ser mais acirrada, mas ainda assim pacífica. No Pinheiros a entrada dos espectadores é totalmente gratuita, e o Paulistano, mandante do decisivo encontro, arrecada para doação 2 kg de alimentos não perecíveis de cada pessoa na entrada do ginásio.

Deixe seu comentário