São Paulo - região metropolitana
Rugby 22/02/2016

Rugby: seleções olímpicas jogam em Barueri, mas público fica devendo

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
Brasil x Inglaterra em Barueri (João Neto/Fotojump)

Brasil x Inglaterra em Barueri (João Neto/Fotojump)

Apesar do crescimento do rugby no Brasil, o principal evento da modalidade realizado anualmente no Estado de São Paulo, o Circuito Mundial feminino de sevens, pelo segundo ano consecutivo não levou tanta gente à Arena Barueri quanto no primeiro, 2014.

Dois meses e meio após o recorde brasileiro de 10.480 espectadores no Pacaembu, onde aconteceu Brasil x Alemanha, test match com a seleção brasileira de XV, uma quantidade bem menor de pessoas viu boa parte das equipes que em agosto disputarão a Olimpíada no Rio de Janeiro, e a entrada era 1 kg de alimento não perecível.

Questionado sobre o porquê de o público do evento de dois anos atrás em Barueri não ter sido igualado nem superado em 2015 e em 2016, o CEO da Confederação Brasileira de Rugby, Agustin Danza, disse acreditar ser “um processo natural”, já que hoje em dia os espectadores têm mais eventos à disposição.

Brasil x Nova Zelândia em Barueri (João Neto/Fotojump)

Brasil x Nova Zelândia em Barueri (João Neto/Fotojump)

“Em 2014, a CBRu só realizava três ou quatro eventos aqui no Brasil”, disse. “Agora contamos com três jogos do Americas Rugby Championship, o Circuito Mundial feminino, duas partidas do Sul-Americano, três amistosos, rugby de praia em Ipanema, o evento-teste em Deodoro… Dá para o público escolher em um cardápio maior de eventos, e isso causa impacto na audiência que vem ao Circuito Mundial.”

Oito dias antes (em 12/02) do início da etapa brasileira do Circuito Mundial feminino de sevens, a seleção brasileira masculina de XV havia enfrentado a uruguaia também na Arena Barueri. Voltará a jogar lá neste sábado, às 20h, contra os Estados Unidos – 1 kg de alimento não perecível vale um ingresso.

Comparativo de público durante jogos do Brasil na Arena Barueri:
Comparativo: público nos três anos durante jogos do Brasil (Esportividade)

Mas a relevância da competição feminina é, sem dúvida, maior. “Este evento é a etapa mais importante desta temporada do Circuito Mundial feminino de 7s, porque é no Brasil, seis meses antes dos Jogos Olímpicos e com nove dos 12 times que vão disputar a Olimpíada. Do ponto de vista esportivo, é quase a Olimpíada. É uma prévia”, afirmou o CEO. A Austrália, a exemplo de 2014, foi a vencedora da etapa de Barueri (29×0), mas a final foi contra as canadenses, que surpreendentemente bateram as neozelandesas (19×10), as quais, no fim das contas, obtiveram a terceira posição. A seleção brasileira, que foi a oitava colocada, venceu um dos seis jogos (27 a 5 contra o Japão) seus no fim de semana.

O “fator novidade” do Pacaembu, que pode ter contribuído bastante para os mais de 10 mil espectadores em Brasil x Alemanha de dezembro, será posto à prova em abril e maio, quando deverão ser realizados lá mais dois jogos de rugby. As partidas do Americas Rugby Championship não puderam ser feitas lá; um dos motivos disso é o fato de o São Paulo ter como casa o estádio municipal durante a reforma do gramado do Morumbi.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.