São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
De bem com a vida 28/10/2013

Atividades físicas no combate à celulite

Por Milena Nogueira

6449943747_cf4f656f18_z

Todas as mulheres odeiam as celulites, disso nós já sabemos, mas o que a maioria desconhece é que os homens nem percebem. A personal trainer Milena Nogueira nos dá algumas dicas de como identificar e evitar a celulite. Mas você sabe o que é? Trata-se de uma alteração histológica que ocorre no tecido subcutâneo (tecido epitelial).

É importante ressaltar que a celulite é uma doença, podendo chegar ao estágio de fibrose, tornando-se até irreversível. Nove entre dez mulheres possuem o problema, seja na forma mais branda ou no estágio avançado, em que as depressões e saliências estão acentuadas.

Dentre todas as causas encontramos:

Genética: observe a família se sua mãe ou sua avó têm celulite.
Hormonais: pioram a retenção de líquidos, provocando o inchaço, tomar anticoncepcional ou fazer reposição hormonal com estrogênio e progesterona
Má circulação: o sangue deixa as toxinas e gorduras do corpo presas às células. Evite ficar na mesma posição por muito tempo.
Má alimentação e falta de exercícios: o sedentarismo faz com que a gordura localizada se acumule e a celulite apareça.

Tipos de celulite:

Grau 1: você só vê se apertar a pele.
Grau 2: tem poucos furinhos.
Grau 3: a celulite é mais visível e mais profunda.
Grau 4: muita celulite à mostra. Às vezes, a pele dói ou aparecem caroços.

Mas nem tudo está perdido, pois praticando atividades físicas podemos melhorar ou até acabar com elas. Exercícios mais indicados:

Caminhada, corrida e bicicleta:
aeróbicas, essas atividades estimulam a circulação e queimam calorias. Dessa forma, as células de gordura não se sobrepõem umas às outras, evitando o aspecto acolchoado da celulite.
Natação e hidroginástica:
os movimentos na água podem funcionar como uma espécie de drenagem, diminuindo o inchaço.
Yoga e Pilates:
ao alongar a musculatura de forma profunda, foco dessas duas modalidades, os septos fibrosos que repuxam a pele para baixo se soltam, já que estão inseridos na fáscia, membrana que reveste o músculo.
Musculação:
mantém o metabolismo em alta e troca massa gorda por magra.

Então não se desespere e comece já a mudar a sua vida, se exercitando, bebendo muita água e mudando a sua alimentação. Ainda dá tempo de mudar o seu corpo até o verão!

Sobre Milena Nogueira

É educadora física, trabalha como personal trainer e figura no rol das profissionais da saúde mais requisitadas da área. Confira aqui no Esportividade dicas e explicações sobre atividade física e escreva para ela: [email protected] e www.milenanogueira.com.br

Comentários


Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.