São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
De bem com a vida 10/02/2014

Cansado de musculação tradicional? Usar fitas suspensas é alternativa

Por Milena Nogueira

trx

Olá, pessoal. Hoje falo a respeito de uma boa alternativa para você trabalhar força e condicionamento físico fora do ambiente da academia.

Essa modalidade de exercícios surgiu na marinha americana como forma de os soldados treinarem mesmo sem os aparelhos de musculação à disposição. Para isso, eles começaram a prender seus paraquedas em ferragens dos navios e usar a sustentação do corpo para fazer força.

O TRX resume-se a fitas ou elásticos suspensos, presos a uma barra fixa, que são utilizados para a prática dos exercícios usando o peso do próprio corpo. O praticante suará devido à combinação da angulação e do peso corporal. Não existe um perfil definido de adepto: você pode ser iniciante ou supertreinado. Pela flexibilidade que se tem com as fitas, possibilitando aumento e diminuição da intensidade do exercício, elas não excluem ninguém.

Prático e funcional

As fitas podem oferecer exercícios mais eficientes do que a musculação tradicional. Isso porque um aparelho não permite que você mude o ângulo de abertura dos braços ou então limita muito essa possibilidade. Com as fitas, você fica livre para fazer o movimento que desejar. Com isso, a atividade ganha funcionalidade. Ou seja, os exercícios podem ser feitos de acordo com as necessidades do dia a dia. Se o praticante é uma pessoa que precisa se abaixar constantemente no trabalho, por exemplo, pode ter uma série que fortaleça os músculos exigidos nesse movimento. É possível executar os exercícios exatamente como as tarefas mais realizadas na rotina do praticante.

Porém, se você já é um adepto da musculação e já a pratica há muitos anos, não aconselho que você mude seu treino; recomendo incrementação de seu treino tradicional com o TRX, e assim você poderá adquirir mais equilíbrio e melhorar certos movimentos que utiliza no seu dia a dia.

Sobre Milena Nogueira

É educadora física, trabalha como personal trainer e figura no rol das profissionais da saúde mais requisitadas da área. Confira aqui no Esportividade dicas e explicações sobre atividade física e escreva para ela: [email protected] e www.milenanogueira.com.br

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.