São Paulo - região metropolitana
Futebol 03/07/2014

Com cunho social, Mundial de futebol de rua é disputa amigável entre times

Por Esportividade
Jovens de diferentes partes do mundo se reúnem em São Paulo

Jovens de diferentes partes do mundo se reúnem em São Paulo

Um tipo totalmente diferente de Mundial será jogado em São Paulo de 7 a 12 de julho de 2014. Na semana decisiva da Copa do Mundo no Brasil, garotos e garotas de 20 países vão disputar o Mundial de futebol de rua na cidade. O campeonato, que não tem ligação alguma com a Fifa, segue a metodologia do fútbol callejero, criada pelo ex-jogador argentino Fabián Ferraro.

Os times são mistos, e as regras são estabelecidas em conjunto a partir de três eixos: cooperação, respeito e solidariedade. Não há árbitro, mas sim um mediador que promove discussões antes e depois dos jogos. Com o auxílio dele, os participantes conversam sobre o que acabou de acontecer dentro de quadra e decidem sobre a pontuação.

A fase de grupos começa em 7 de julho, em quadra montada no Largo da Batata, em Pinheiros, e vai até o dia 11 de julho. Já as semifinais e a final serão jogadas em 12 de julho na avenida Ipiranga, na região central. Em todos os dias, além das partidas, haverá diversas atividades culturais e espaços para debates.

A metodologia tem fins esportivos, sociais e pedagógicos. “O fútbol callejero surgiu da necessidade de recuperar o diálogo entre jovens para que eles deixassem de usar o corpo só para coisas ruins. É uma forma de promover o encontro da comunidade, de recuperar o futebol que nós sempre jogamos”, disse Fabián Ferraro.

Os times estão alojados em CEUs (Centros Educacionais Unificados) de São Paulo, onde eles tomam café da manhã e jantam. Os jovens já estão na cidade para conhecerem uns aos outros e também as comunidades paulistanas.

Confira a distribuição das delegações nos CEUs:

CEU Meninos: Brasil (A), Uruguai e Brasil (B)
CEU Paraisopólis: Paraguai, Estados Unidos, Alemanha, Espanha e Israel
CEU Jardim Paulistano: Arge. (A), Arge. (C), Panamá, Filipinas e África do Sul
CEU Tiquatira: Costa Rica, Colômbia, Peru e Bolívia
CEU Jaguaré: Equador, Guatemala, Argentina (B) e Serra Leoa
CEU Butantã: Gana, Brasil (C) e Chile

O Mundial de futebol de rua é uma realização do Movimiento de Fútbol Callejero e organizado pela Ação Educativa e pela Fundación Fútbol para el Desarollo. Clique aqui e saiba mais sobre o evento.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.