São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Futebol 15/05/2014

Como chegar ao Itaquerão: conheça a operação planejada para a Copa-2014

Por Esportividade
Como chegar à Arena Corinthians em dias de Copa do Mundo (fonte: CPTM)

Como chegar à Arena Corinthians em dias de Copa do Mundo (fonte: CPTM)

Na Copa do Mundo, o transporte sobre trilhos será o mais importante meio de chegada de torcedores à Arena Corinthians, em São Paulo. O estádio terá duas entradas principais – oeste e leste –, que estão indicadas nos ingressos dos jogos do Mundial-2014. A recomendação é que, quando o bilhete indica entrada oeste, o torcedor use a estação de metrô Artur Alvim; quando indica leste, utilize a Corinthians-Itaquera (Metrô e CPTM).

É recomendado para quem possui ingresso em que está mencionada a entrada oeste utilizar o metrô (Linha 3-Vermelha) e desembarcar na estação Artur Alvim. Já quem está com bilhete em que a entrada leste é citada deve usar os trens da CPTM (Linha 11-Coral) e desembarcar na estação Corinthians-Itaquera.

A partir dessas estações, os torcedores caminham de 800 metros a 1 quilômetro até a Arena Corinthians com auxílio de orientadores. Haverá checagem de ingresso durante esse percurso.

Mapa do Itaquerão para a Copa do Mundo (Fifa/Reprodução)

Mapa do Itaquerão para a Copa do Mundo (Fifa/Reprodução)

A CPTM colocará em operação o Expresso da Copa, que vai da estação Luz até a Corinthians-Itaquera em 19 minutos, sem paradas intermediárias. O Expresso terá operação iniciada três horas antes do início de cada jogo (veja uma exceção abaixo), poderá ser utilizado por qualquer pessoa e partirá da plataforma 4. Será intercalado com os trens da Linha 11-Coral da CPTM para não prejudicar os usuários habituais, que sua vez também iniciam a viagem na estação da Luz, mas fazem paradas nas estações Brás e Tatuapé, chegam a Itaquera e prosseguem viagem.

A Linha 3 do Metrô funcionará normalmente, inclusive chegando à estação Corinthians-Itaquera. Mas vale reforçar que, para acessar a entrada oeste do Itaquerão a estação Artur Alvim é a melhor opção. Só que, independentemente dos portões por onde vão entrar, os torcedores com deficiência deverão desembarcar em Corinthians-Itaquera e utilizar as vans do serviço gratuito Atende até o estádio (a partir do terminal urbano de Itaquera).

De acordo com o governo estadual, a capacidade conjunta dessas linhas chegará a 90 mil pessoas por hora/sentido e será suficiente para transportar mais pessoas que o recomendado pela Fifa. As estações também contam com sinalização especial, com placas e banners, orientando o espectador sobre as estações e os caminhos mais próximos aos acessos do estádio.

É recomendável a compra dos bilhetes de ida e volta com antecedência, tanto para a CPTM quanto para o Metrô (R$ 3), e ficar atento aos avisos sonoros sobre as estações de desembarque. Na saída, o torcedor deve utilizar as mesmas estações e os mesmos meios de transporte do percurso de ida.

A EMTU/SP ofertará a linha expressa Airport Bus Service, com embarque no aeroporto de Guarulhos (Cumbica) e desembarque na Arena Corinthians e com saídas a cada 30 minutos; o serviço começa a funcionar sete horas antes do início de cada partida. Os ônibus têm ar-condicionado, poltronas estofadas e reclináveis. A viagem tem duração prevista de 30 minutos. A tarifa, de R$ 36,50, poderá ser paga em dinheiro, cartão de débito ou crédito. Clique aqui e saiba mais sobre esse serviço.

Brasil x Croácia

Arena Corinthians (Fifa)

Arena Corinthians (Fifa)

Na abertura da Copa (12 de junho de 2014), o Expresso da Copa terá início ao meio-dia (a cerimônia de abertura começará às 15h15; o jogo, às 17h).

Carro, nem pensar

Mapa de restrição veicular da CET

Mapa de restrição veicular da CET

A coordenadora da secretaria executiva do Comitê Paulista da Copa do Mundo de 2014, Raquel Vernancci, prevê dificuldades para quem insistir em ir de automóvel à Arena Corinthians, em São Paulo, em dias de jogos do Mundial lá. Ela explicou que o trânsito normal na rua Doutor Luís Aires (Radial Leste) será todo desviado para o túnel Águia de Haia, cuja entrada fica antes da estação Artur Alvim. Só continuarão adiante, no sentido Itaquerão, os que possuírem autorização especial. Segundo Raquel, quem mesmo assim quiser ir de carro ao estádio só deverá conseguir estacionar a dois ou mais quilômetros do local.

Comentários


  • Godoy disse:

    O nome do estadio do Corinthians é ARENA CORINTHIANS.

  • Deixe seu comentário


    Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.